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O Brasil tem 71,90 milhões de pessoas endividadas, segundo dados do Serasa referentes ao mês de maio de 2023. Em um cenário tão desafiador, encontrar estratégias para diminuir o número de devedores é necessário e, portanto, aderir à cobrança preventiva se faz essencial no planejamento de empresas.

Se você é um gestor e vai implantar essa tática do zero, este conteúdo te encontrou no momento certo! Preparamos um guia com os principais pontos que deve saber a respeito da prevenção de inadimplência. Boa leitura!

O que é cobrança preventiva?

A cobrança preventiva é um conjunto de ações que têm o objetivo de prevenir a inadimplência de clientes. É muito mais do que enviar lembretes e consiste em pensar de forma estratégica, se antecipar e reduzir os esforços da equipe de cobrança.

É um tipo de cobrança  amigável, embora existam alguns especialistas que discordam quando o assunto é enviar lembretes para todos os clientes, sob o argumento de que nem todas as pessoas precisam desse aviso, apenas as com maior risco de inadimplência.

De qualquer forma, essa ação tão simples ocupa um papel importante nas etapas da cobrança, justamente por conseguir evitar que consumidores se esqueçam da data do vencimento e, consequentemente, paguem em dia — e isso é o que toda empresa deseja!

Benefícios

A principal vantagem você já sabe: reduzir a inadimplência. Confira outros benefícios de aderir ao método:

  • Melhorar o fluxo de caixa.
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente.
  • Reduzir custos operacionais.
  • Pagamentos antecipados.
  • Mais controle das etapas de cobrança.

Como fazer uma cobrança preventiva?

Já comentamos que as estratégias de cobrança podem ser diversas, além do lembrete. Separamos algumas dicas para aplicar no dia a dia da empresa — mas atenção: é sempre válido analisar se faz sentido para o seu negócio e o perfil dos seus consumidores.

Envie lembretes de pagamento

O lembrete de vencimento para cliente é um clássico quando pensamos em cobrança preventiva. É bem provável que você já tenha recebido um, afinal, muitos serviços enviam com o objetivo de recordar ao cliente que a data de vencimento se aproxima.

Esse tipo de comunicação pode ser feito por SMS, e-mail ou WhatsApp. A escolha por cada meio vai depender do perfil dos seus clientes. Por exemplo, um público idoso talvez prefira o WhatsApp ao e-mail.

Idosa recebendo cobrança preventiva
Antes de investir em algum canal, é válido entender quem é o seu consumidor.

Ou então, se os seus clientes são mais jovens e estão conectados, o e-mail pode ser uma boa pedida. Entender o que é melhor para cada perfil faz com que a sua estratégia seja mais certeira.

Para otimizar ainda mais o envio de lembretes, invista em uma plataforma de disparos. Se há muitos clientes inadimplentes e manualmente fica inviável encaminhar as mensagens, vale considerar contratar esse tipo de serviço.

Ofereça benefícios para pagamento antecipado

Uma boa forma de evitar a inadimplência e agir de forma proativa é a oferta de vantagens para quem pagar antes da data do vencimento. Um exemplo disso são os descontos que são bons atrativos para quem quer economizar.

Tenha estratégias de análise de crédito

A análise de crédito não é especificamente uma estratégia de cobrança, mas é um ponto importante para evitar que, posteriormente, clientes fiquem inadimplentes e o credor precise entrar com mais esforços.

A equipe deve estar bem preparada e ter em mão boas ferramentas para conseguir analisar a probabilidade de um cliente não pagar mais. Essa é uma etapa preventiva e que faz toda diferença!

Aposte em educação financeira para clientes

Citamos no início deste post que o ano de 2023 bateu o recorde de brasileiros endividados. Entre os diversos fatores que contribuem para esse cenário econômico está a carência de educação financeira.

É comum que alguns consumidores acumulem dívidas justamente por não saberem como organizar o dinheiro, as contas e, ainda, como trabalhar com o crédito.

A educação do seu público é uma estratégia importantíssima para driblar a inadimplência porque um conteúdo de valor pode ser fundamental para o aprendizado, conscientização e mudança de comportamento.

Antes de tudo, entenda bem o perfil do seu cliente para encontrar qual o melhor meio de comunicação para isso. Conte com especialistas da área de comunicação para te ajudar nessa estratégia!

 Utilize a régua de cobrança

A régua de cobrança é uma tática importante para negócios que querem melhores resultados. Nela, você consegue estruturar todo o processo de contato com o consumidor e, se a sua empresa tiver um CRM, é possível automatizar todas as fases.

Homens fazendo reunião sobre cobrança preventiva
A automatização e a régua são ferramentas práticas para o trabalho da equipe.

A régua é uma forma de ter mais controle das etapas da cobrança, pois você pode acompanhar tudo o que acontece. E nesse processo é válido adicionar a parte preventiva!

Entre as vantagens de trabalhar com a régua de cobrança podemos citar:

  • Compreender qual o melhor canal de comunicação com o cliente.
  • Entender os horários mais fáceis para realizar a cobrança.
  • Coletar dados que podem ser usados como insumo para estratégias.
  • Na régua de cobrança automatizada, ter retorno de todas as ações.

Isso significa que, ao fazer a cobrança preventiva, você vai saber quantos clientes aderiram a essa ação e se ela está sendo eficiente. Esses dados são importantes para orientar a estratégia e ver o que dá resultado ou o que deve ser alterado.

Invista em um CRM de cobrança

Comentamos no tópico anterior que utilizar um sistema de cobrança é de grande valia para quem deseja trabalhar com a prevenção do endividamento. Também conhecido como CRM, essa ferramenta tem o objetivo de automatizar todas as etapas, reduzir as tarefas manuais, melhorar a produtividade e trazer mais resultados por meio de estratégias.

Com um sistema de cobrança, você pode programar o disparo de lembrete de pagamento para um grupo específico de clientes, utilizar diferentes meios de comunicação e estruturar as mensagens que desejar.

Indicadores para ficar atento

Ficar atento aos indicadores é essencial para compreender se a estratégia de cobrança preventiva está dando certo ou se é necessário rever o planejamento. Algumas métricas que devem ficar no seu radar são:

  • Taxa de conversão
  • Contato com a pessoa certa (CPC)
  • Taxa de clientes acionados

É claro que os indicadores podem ser personalizados de acordo com a sua estratégia, portanto, sempre leve em consideração os planos do seu negócio.

Agir de forma proativa e preventiva é fundamental para melhorar os indicadores da empresa e reduzir a inadimplência de consumidores, por isso, investir na tática que antecipa a cobrança pode ser um divisor de águas para um negócio!

Estude o seu perfil de clientes, os melhores meios de comunicação, a estrutura da sua equipe e invista em . Todos esses aspectos unidos são decisórios para adquiri bons resultados. Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas de cobrança, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber em sua caixa de entrada a nossa curadoria! Basta preencher os campos abaixo.

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