Os sistemas SaaS, sigla em inglês para Software as a Service, é sinônimo de praticidade para as empresas: tudo o que você precisa ter para acessar esse tipo de ferramenta é internet. Com apenas alguns cliques, o seu login está feito e a equipe pode usufruir do serviço.
Na cobrança, a plataforma SaaS já é uma realidade que vem transformando a forma como times operam. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura e entenda o assunto.
O que é SaaS?
SaaS ou software como serviço (em português) é um modelo de negócios em que sistemas deixam de ser adquiridos como um produto e ocupam a posição de serviço online. Isso significa que eles ficam 100% hospedados em nuvem, sem a necessidade de instalação em computadores.
As ferramentas SaaS já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas: se você acessa os aplicativos do Google ou Microsoft para trabalhar, por exemplo, já está utilizado o software as a service
Esse modelo de negócio conhecido como Everything as a service (em português, tudo como serviço), substitui a posse de produtos físicos por tecnologias que estão na internet e que são fáceis de acessar.
Exemplos de SaaS
Se ainda não ficou claro para você como funciona o SaaS, confira abaixo alguns exemplos que geralmente fazem parte da rotina de trabalho:
- Editores de texto online (Word e Google Docs, por exemplo);
- Editores de imagem online (Canva);
- Ferramentas para assinar documentos digitalmente.
SaaS, cloud e on-premise: entenda cada um
Durante o processo de pesquisa por um sistema de cobrança você vai se deparar com diversos conceitos, e alguns deles são o SaaS (que já explicamos), cloud e on-premise. Entender o que cada palavra significa vai te ajudar a fazer a escolha certa.
Cloud é referente ao armazenamento e processamento de dados em nuvem, isso quer dizer que todos os dados ficam hospedados na internet. Esse modelo é muito prático para empresas e oferece um ótimo custo-benefício, uma vez que os negócios não precisam investir em infraestrutura. O SaaS se encaixa dentro deste tipo.
Já o on-premise é o servidor local. Basicamente, é necessário ter uma estrutura na sua empresa para armazenar e hospedar os dados. O seu negócio se torna responsável por fazer a manutenção e outras tarefas relacionadas aos cuidados com o método.
Financeiramente, o on-premise tem custo mais elevado. Isso porque é necessário ter um espaço próprio dentro do prédio da empresa com climatização e medidas de segurança adequadas, além de uma equipe comprometida a manutencionar e fazer outras ações relacionadas ao bom funcionamento das máquinas.
Vantagens do SaaS
O software as a service oferece uma série de benefícios para empresas, inclusive financeiros e de produtividade. Os sistemas mais tradicionais, como os que requerem instalação na máquina e on-premise, nem sempre são as alternativas ideais para quem quer uma cobrança mais simples, inteligente e com custos mais baixos. Em seguida, listamos algumas das vantagens de investir no SaaS. Confira!
Menos custos de aquisição
O software as a service tem uma grande vantagem em relação a sistemas que necessitam de instalação em computadores: redução de custos. Isso porque o SaaS não precisa de equipe especializada para implementar a ferramenta nas máquinas da empresa, gastos com licença, taxa de manutenção etc.
Os únicos custos com o SaaS são aqueles relacionados à aquisição do produto, como mensalidade e implantação.
Acesso remoto e fácil
Outro diferencial de contratar um software as a service é a facilidade em acessar o sistema de qualquer computador ou smartphone, sem a necessidade de instalar na máquina.
Essa praticidade é ótima para empresas, especialmente em momentos que entram novos colaboradores para a equipe, há avarias em computadores ou o time trabalha em modelo híbrido.
Atualização automática do sistema
Negócios que contam com SaaS podem ficar tranquilos quanto às atualizações. Esse tipo de sistema atualiza automaticamente e tem a vantagem de receber constantemente novas funcionalidades e inovações.
Integração com diferentes sistemas
Os sistemas de cobrança SaaS oferecem a facilidade de integração com outras ferramentas, como discadores, ERP, plataformas de disparos de e-mails e SMS etc. Com essa vantagem, a empresa pode reunir todos os softwares utilizados no trabalho em apenas um!
E a segurança? Se você chegou até aqui é possível que esteja se perguntando sobre a segurança dos softwares as a service. Trabalhar com informações sensíveis requer cuidado em dobro e é normal que empresas tenham receio em relação aos dados de seus clientes.
Ao contratar o seu sistema SaaS de cobrança, é muito importante verificar quais são as medidas de segurança oferecidas pela empresa desenvolvedora e se ela segue as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Na Cobmais, por exemplo, além de nos comprometermos criteriosamente com a LGPD, contamos com um oficial de proteção de dados, que é a pessoa responsável por lidar com essas informações dentro da nossa empresa.
O sistema que oferece segurança e está de acordo com a legislação vai proporcionar segurança e compromisso para clientes. Ao escolher o seu software, lembre-se de selecionar um confiável.
Conheça o sistema SaaS Cobmais
Se você está decidido em comprar um SaaS, o Cobmais é uma alternativa em sistema de cobrança. O software opera online e tem 100% da gestão em nuvem, dessa forma, o desempenho é melhor e há a centralização de dados e análise de informações em tempo real.
Sem falar das possibilidades de integração, que são inúmeras! É possível conectar o seu ERP, discadores, plataformas de localização de devedores, envio de SMS e e-mail, entre outras.
O Cobmais ainda oferece automatização de tarefas, facilitando a rotina de trabalho da sua equipe e trazendo mais sucesso na recuperação de dívidas.
Convencido de que o sistema SaaS é o melhor para o seu negócio? Deixe os métodos de cobrança antigo e invista em inteligência e tecnologia. Clique no banner abaixo e converse com um especialista para uma demonstração gratuita de nosso sistema de cobrança online!