Gestão de Cobrança

Política de crédito
Como criar política de crédito eficaz? Veja dicas!

A política de crédito é uma tática fundamental para empresas diminuírem a inadimplência de clientes, ofertar crédito ao consumidor com bom histórico de pagamento e, consequentemente, prevenirem impactos negativos para a saúde financeira do negócio.  

8 min

Ler mais

Cálculo de juros e multa
Cálculo de juros e multa na cobrança: veja como fazer   

O cálculo de juros e multa da cobrança pode ser um trabalho complexo, afinal, exige o cuidado de chegar ao resultado correto e que garanta à sua empresa o retorno de todos os gastos com as ações de recebimento de dívidas.

9 min

Ler mais

política de cobrança
Política de cobrança: como desenvolver a da sua empresa?

A política de cobrança é um documento fundamental para guiar credores na hora de negociar dívidas com os clientes. Seja para departamentos internos ou para a assessoria terceirizada, ter essas orientações registradas é indispensável para haver sucesso nas estratégias da sua empresa.

11 min

Ler mais

9 modelos de mensagem de cobrança de mensalidade escolar 

A mensagem de cobrança de mensalidade escolar é parte essencial de qualquer estratégia de recuperação de dívidas, afinal, uma boa comunicação é capaz de argumentar, convencer e tornar o processo mais transparente para o devedor.

16 min

Ler mais

RN 593 ANS
Como cobrar inadimplentes de acordo com a RN 593 da ANS

As operadoras de saúde têm até setembro de 2024 para se adaptarem às novas regras estabelecidas pela RN 593 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que incentiva um contato mais próximo com o cliente e visa garantir o cancelamento do plano de saúde por inadimplência de forma mais transparente para o beneficiário.   

7 min

Ler mais

Cobrança de mensalidades escolares atrasadas
Cobrança de mensalidades escolares atrasadas: como melhorar resultados

Mais de 51% das escolas particulares sofrem com o atraso nas mensalidades, de acordo com uma pesquisa da empresa Meira Fernandes. Junto com a inadimplência anual, esses são os dois motivos que mais impactam o caixa e a rotina de gestão escolar.  

11 min

Ler mais

Mulher trabalhando em escritório com gestão de crédito
[Guia] Gestão de crédito do zero: previna a inadimplência 

Estabelecer-se no mercado é um grande desafio para empresas brasileiras, seja porque precisam lidar com a inadimplência de clientes, com a carga tributária ou pela concorrência. Uma alternativa popular no país é a venda a prazo, que possibilita consumidores terem acesso facilitado a produtos e serviços — e diante disso entra a gestão de crédito. 

8 min

Ler mais

sistema de cobrança automatizado
Sistema de cobrança automatizado: como agilizar as cobranças?

O sistema de cobrança automatizado é uma opção para negócios que querem reduzir custos operacionais, melhorar a produtividade da equipe e aumentar as oportunidades de recebimento de dívidas. Em um mercado altamente competitivo, insistir em planilhas e trabalhos manuais pode até comprometer o profissionalismo da empresa. 

12 min

Ler mais

provisão de devedores duvidosos
Provisão de devedores duvidosos: entenda melhor o assunto  

Trabalhar com crediário é uma opção necessária para que empresas consigam fechar mais vendas e para clientes terem acesso facilitado a produtos e serviços. Mas se por um lado existe vantagens, por outro, um negócio deve saber que isso aumenta os riscos de inadimplência, e é aí que entra a provisão de devedores duvidosos, também […]

6 min

Ler mais

o que é spoofing
O que é spoofing? Entenda como a sua empresa pode se proteger

Cerca de um quarto das empresas brasileiras sofreram ataques digitais em 2022, de acordo com a pesquisa realizada pela empresa de segurança Proofpoint. Para credores e assessorias de cobrança, isso deve servir como um alerta para os riscos de fraude de identidade, que podem prejudicar a confiança do cliente, a imagem do negócio e até […]

7 min

Ler mais

técnica de cobrança
9 técnicas de cobrança para experimentar com clientes

Existem pessoas que parecem dominar técnica de cobrança como ninguém: sabem dialogar, ser amigáveis e não ficam abalados diante de objeções. Por outro lado, há profissionais que ainda enfrentam uma série de desafios na hora de fazer um acordo com inadimplentes, seja por falta de conhecimento, por ser novo na área ou simplesmente por questões […]

9 min

Ler mais

indicadores de cobrança
Indicadores de cobrança: quais valores você deve acompanhar?

Os indicadores de cobrança oferecem dados importantes para credores e assessorias terceirizadas acompanharem. É um meio analítico de olhar as ações feitas e entender se elas estão trazendo os resultados esperados e se um objetivo foi alcançado ou não.

9 min

Ler mais