Golpes, fraudes e maus pagadores são preocupações comuns e válidas entre credores ao disponibilizarem crédito a clientes. Contar com ferramentas como a Behavior Score é uma necessidade e forma de prevenir o aumento da carteira de inadimplentes, assim como os gastos com cobrança.
Se você ainda não conhece esse método, continue na leitura e confira dicas sobre como trabalhar com a estratégia em seus processos!
O que é Behavior Score?
Behavior Score (em tradução, pontuação de comportamento) é uma metodologia estatística que gera uma pontuação para clientes de acordo com o histórico de transações e compras alinhado a informações atuais mais recentes.
O objetivo é prever a probabilidade de um cliente se tornar inadimplente, com base nessa análise feita. Quanto maior for a pontuação, mais confiável é ceder crédito ao consumidor.
Qual a diferença de credit scoring?
Apesar de ambas as ferramentas serem utilizadas para análise de crédito, existem diferenças conceituais e de aplicação.
O credit score é a linha que observa dados da relação entre consumidor e instituições bancárias, além de outras informações gerais de histórico financeiro.
Enquanto o Behavior Score é focado na relação entre a sua empresa e o devedor. Conforme comentamos no tópico anterior, está relacionado como o cliente já se comportou perante um serviço de crédito ofertado pelo credor — e essa informação passa a ser utilizada futuramente, quando o mesmo consumidor solicitar mais crédito.
Qual a importância do Behavior Score para estratégias de cobrança?
A forma como a concessão de crédito é feita reflete diretamente no trabalho de cobrança a ser feito. Ou seja, quando há excesso de flexibilização, aumenta também a necessidade de se investir e gastar mais energia com o recebimento de dívidas.
Por isso, é necessário que empresas tenham processos mais robustos e lancem mão de táticas de análise de crédito e credit scoring (pontuações de crédito).
O Behavior Score é um aliado de diversas estratégias dentro da operação de cobrança, e, portanto, faz a diferença para as seguintes tarefas:
- Segmentação de devedores com base no perfil comportamental.
- Desenvolvimento de réguas de cobrança mais personalizadas para cada segmentação.
- Otimização dos recursos da equipe.
- Redução de custos operacionais.
- Como consequência de todos os pontos, melhora na taxa de recuperação.
Benefícios para a cobrança
O Behavior Score é uma ferramenta importante para aprimorar estratégias, mas além disso, o método contribui de muitas formas para a operação. Entenda!
Redução da inadimplência
Ao aplicar o Behavior Score, a inadimplência e outras situações podem ser prevenidas. O crédito passa a ser concedido com mais cautela e mais critérios, sempre baseado em informações comportamentais do devedor.

Vale lembrar que os dados adquiridos em análises podem ser aplicados em régua de cobrança e outras táticas do dia a dia e que são fundamentais para melhorar o recebimento de crédito e diminuir valores em aberto.
Aumento na taxa de recuperação
A personalização de estratégias é um princípio essencial para a cobrança, isso é fato. O método comportamental auxilia gestores a entender mais sobre comportamentos e tendências, permitindo uma abordagem mais personalizada, com táticas mais objetivas e que são essenciais para o aumento da taxa de recuperação.
Concessão de crédito mais criteriosa e personalizada
Por se tratar de um procedimento comportamental e que observa a relação entre credor e consumidor, o Behavior Score permite às empresas concederem os serviços de crédito ideais para determinado perfil, lançando mão de opções personalizadas para a necessidade daquela pessoa, sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
Como desenvolver o método?
A primeira etapa é a coleta de dados. É aqui que são analisadas as variáveis relacionadas ao comportamento financeiro do cliente, como tendência de pagamento, indicadores de inadimplência (exemplo, número de pagamentos atrasados) etc.
Em seguida, vem a classificação de clientes. Ao delimitar o período de observação, verá que em sua análise haverá consumidores com bom desempenho e outros que oferecem riscos.
Devedores ruins podem ser os com mais de 90 dia de atraso, por exemplo. Enquanto há aqueles com menor tempo de inadimplência, que podem ficar em outro grupo.
Com todas as informações extraídas, é possível criar segmentações baseadas em características estratégicas e, posteriormente, ser aplicado no dia a dia da operação.
Alguns exemplos de aplicação na prática são a régua de cobrança, que pode ser desenvolvida específica para cada grupo com características específicas; ações em massa, para acionar em uma única vez diversos devedores de uma única segmentação etc.
Desafios do método
Por ser um trabalhado que envolve dados de clientes, é fundamental se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa é uma pauta que cada vez mais ganha espaço, afinal, vivemos em uma sociedade extremamente digitalizada e que, ao mesmo tempo, registra constantemente golpes e crimes cibernéticos.
É fundamental que empresas tenham processos bem estruturados, adequados e seguros, assim como busquem trabalhar com sistemas de cobrança e crédito que estejam de acordo com as exigências da legislação.
Neste conteúdo você conheceu o que é Behavior Score, como ele pode ser aplicado em sua estratégia de cobrança, qual a importância, benefícios e até mesmo os desafios.
Também mostramos que os dados gerados pela metodologia podem ser aplicados em sua estratégia de cobrança, como a régua de cobrança. Esse é um assunto que pode render muitas ideias e resultados para o seu negócio, por isso, convidamos você a dar um passo nos seus estudos e fazer download gratuito do nosso e-book sobre Régua de Cobrança Automatizada do Zero!
Clique no banner abaixo para saber mais!
