Recuperar dívidas pode ser bastante desafiador, e em momentos em que as dificuldades são maiores, é importante conhecer e contar com boas estratégias de cobrança.
Neste artigo, você confere nove táticas para testar e inserir em seu planejamento estratégico de cobrança. Boa leitura!
⚠️ Algumas estratégias demonstradas neste conteúdo necessitam do sistema de cobrança Cobmais. Caso você não o utilize, continue na leitura para aprender mais e conhecer as possibilidades para a sua operação!
1. Marcadores
Costumamos comentar em nossos artigos que a segmentação é fundamental para criar estratégias que trazem resultados. E o uso de marcadores é importante para organizar a visualização e ações realizadas em cima de um contrato.
No Cobmais, marcadores sinalizam contratos que têm características em comum e, até mesmo, com informações externas ao sistema.
Essa ferramenta permite a criação de estratégias específicas, campanhas de cálculo e a priorizar contratos na fila de cobrança.
Vamos a um exemplo na prática?
Imagine que você tem uma grande carteira de devedores. Até 30 dias de vencimento a cobrança é realizada pelo seu time e, após isso, é transferida para uma terceirizada. Esse grupo de contratos que foram passados para as assessorias podem receber um marcador de “Terceirização”, por exemplo.
Essa ação feita massa auxilia na automação, já que é possível a retirada de todos os contratos com essa marcação da fila de cobrança, além de apoiar os operadores a identificar os contratos que já estão com uma terceirizada e não fazer cobranças fora do que é pensado em sua estratégia.
Os marcadores oferecem liberdade para a sua tática e é possível utilizá-lo de diversas formas, por exemplo, para sinalizar faixas de atraso, cobrança terceirizada, negativação etc.
Os benefícios dessa estratégia de cobrança é a praticidade do trabalho em massa, principalmente com as automações, maior controle de ações para contratos específicos e organização à prova de erros.
2. Qualificações
Ao contrário dos marcadores, que são focados em contratos, os qualificadores focam no perfil do cliente em si, ou seja, a sinalização é para a pessoa.
Esse recurso é muito prático e, rapidamente, pode ajudar o seu operador a ter informações importantes sobre o devedor. Por exemplo, é possível qualificar a pessoa como bom ou mau pagador, o que vai proporcionar mais contexto para o seu colaborador na hora de lidar ou aplicar estratégias.
Você pode utilizar a funcionalidade para agrupar clientes com o mesmo perfil e, assim, aplicar ações em massa ou fazer estratégias específicas para eles. Conheça mais no vídeo abaixo.
3. Régua de cobrança
Se existe uma estratégia de cobrança que é necessária e a base de qualquer operação é a régua de cobrança. Ela organiza e roteiriza todas as ações, desde a fase extrajudicial até a negativação, e ainda traz informações como faixas de atraso, eventos importantes e canais a serem usados. Veja mais no vídeo abaixo.
Existem diferentes formas de construir essa ferramenta, como planilhas ou, a melhor delas, em um sistema que automatiza todas as ações necessárias — como o Cobmais!
Por ser a base de tudo, gestores devem criar a tática com muito cuidado, conhecendo bem o consumidor com quem lida e entendendo as próprias necessidades do negócio, sem que isso se torne algo abusivo e prejudicial para o relacionamento com o cliente.
4. Iniciar rapidamente o processo de cobrança após o vencimento
Nossa quarta estratégia consiste na agilidade em que a cobrança de dívida deve iniciar após o vencimento do boleto. Quanto mais a empresa demora para entrar em contato com o devedor, mais difícil ficará o recebimento.
A dica é investir em cobrança preventiva, para evitar em inadimplência. Se mesmo assim o devedor se atrasar, inicie o quanto antes as tentativas de negociação! Essa é uma estratégia fundamental e que deve estar bem-organizada em sua régua de cobrança.
5. Comunicação multicanais
Como a comunicação com o cliente inadimplente é feito pela sua empresa? Ainda é realizada somente por um canal ou acompanha as mudanças de comportamento do consumidor e se estabelece em diferentes meios?
Se você ainda tem poucas opções de canais, a dica é apostar em uma estratégia mais abrangente e que busque inserir desde formatos online, como WhatsApp e e-mail, até os off-line, que são as ligações, cartas e SMS.
Ter esse leque de possibilidades é uma forma de encontrar com mais facilidade o canal ideal e de aumentar as chances de contato e negociação.
No Cobmais, além da telecobrança, há a possibilidade de ter integrações com ferramentas de disparos de SMS, e-mails e WhatsApp, que vão agilizar e centralizar as ações em uma única plataforma.
6. Champion challenger
Champion challenger é um modelo de testes que te permite encontrar a estratégia certa para o seu negócio. Você vai trabalhar com a tática atual (a champion) e enquanto isso criará outras (challenger) para desafiar a primeira.
O método é aplicado em amostras da carteira e o objetivo é encontrar a estratégia que se mostra mais efetiva.
7. Atualização da base de clientes
A atualização da base é uma estratégia muitas vezes ignorada, mas que tem importância e o papel de evitar que contatos sejam perdidos, que a cobrança indevida seja feita e que aconteça o aumento da taxa de contatos realizados.
É importante que periodicamente a equipe realize esse trabalho de higienização, pois a falta dele pode trazer muitos prejuízos para as finanças do negócio.
Existem ferramentas específicas para esse trabalho, e no Cobmais você encontra a funcionalidade de Higienização de Dados, que permite até mesmo consultar dados de sócios, familiares, entre outros.
Uma dica é que você dê um intervalo de três meses para executar uma higienização, pois as empresas que prestam esse serviço atualizam os dados, em média, a cada 90 dias. Então, se você higienizar em períodos muito próximos terá que investir pela consulta e continuar com os mesmos dados de clientes.
Outra sugestão é utilizar mais de um fornecedor de localização cadastral a cada higienização para garantir mais confiança em relação aos dados encontrados.
8. Cobrança extrajudicial como prioridade
Já comentamos que iniciar a cobrança o quanto antes é importante para o sucesso do recebimento dívida, mas atenção: isso não significa negativar rapidamente o cliente!
Algumas empresas optam por esse posicionamento mais rígido, porém, isso pode prejudicar o relacionamento e afastar para sempre o consumidor.
A dica é optar ao máximo por uma estratégia de cobrança extrajudicial. É claro que isso não significa que você vá deixar o cliente livre de prazos e de contatos, mas sim que você opta por manter um bom relacionamento enquanto paralelamente recebe a sua dívida.
9. Automação da cobrança
Por último, uma das grandes estratégias de cobrança está na mudança do trabalho manual para o automático. Pode parecer apenas uma troca de processos, mas a verdade é que vai além disso.
A cobrança automática é a grande aliada que empresas com grandes carteiras de inadimplentes podem ter, pois torna o trabalho mais preciso, produtivo e, até mesmo, econômico. Confira o nosso vídeo abaixo para entender mais!
Ao longo deste artigo citamos inúmeras vezes o Cobmais, pois ele é um sistema totalmente desenvolvido e focado em cada etapa de cobrança e sempre com a possibilidade de agendar tarefas e tornar as suas estratégias mais eficazes e ágeis.
Com o sistema ideal para as necessidades da empresa, é possível revolucionar toda a forma de trabalho, tornando-a mais estratégica e exata, e abrindo um leque de possibilidades.
Com essas nove estratégias de cobrança é possível economizar, transformar a sua operação e ter um ganho de produtividade de até 60%. O Cobmais está pronto para te ajudar!
Atendemos empresas de diferentes mercados e com focos distintos, como credores, assessorias terceirizadas e escritórios jurídicos. Além da opção de gerenciar a sua terceirização de cobrança pelo sistema. Agora, chegou a hora de elevar o nível da sua operação e conhecer o Cobmais! Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o sistema