A cobrança automatizada é uma das grandes apostas do mercado. Trabalhar com essa ferramenta é sinônimo de praticidade e, por isso, ela é indispensável dentro de departamentos de empresas, assessorias e escritórios jurídicos. Quer conhecer os benefícios da automação? Continue a leitura!
O que é automatização?
Nos últimos tempos, muito se fala da automação de processos, mas, afinal, o que isso significa? O termo se refere a ferramentas que realizam etapas do trabalho de forma automática, com pouca intervenção humana — a equipe apenas necessita programar as tarefas e elas serão organizadas.
No universo da cobrança, isso é feito por meio de um sistema automatizado (também conhecido como CRM), que substitui muito bem os métodos tradicionais de gestão e organização de contatos, histórico do cliente, monitoramento etc.
Quais as vantagens da cobrança automatizada?
Quem já trabalha com automação sabe que esse modelo oferece muitos benefícios, como praticidade, redução de custos, menos riscos, segurança etc. Em seguida, listamos algumas vantagens para conhecer mais. Confira!
1. Diminui e previne a inadimplência de consumidores
Uma vez que você adere à cobrança automatizada, as possibilidades de trabalho são muitas, inclusive, criar estratégias que previnem e diminuem a inadimplência da sua carteira de clientes.
Por meio de planos bem estabelecidos, como a régua de cobrança automatizada, é possível criar roteiros que automaticamente vão fazer o envio de lembretes, telefonemas etc. Essa é uma forma de não perder o controle das ações que são feitas com determinado grupo de consumidores.
2. Reduz erros
Se você trabalha com métodos tradicionais, provavelmente já aconteceu situações de cobrança indevida, de dados errados ou da organização que não foi eficaz. Isso acontece porque as ferramentas antigas nem sempre vão dar conta das necessidades da sua empresa, especialmente se houver uma grande carteira de inadimplência.
A automatização da cobrança é uma boa forma de evitar esses acontecimentos e outros erros, justamente porque as ações são programadas e vão acontecer conforme planejadas. Isso significa que, mesmo que o seu operador se esqueça de ligar para um consumidor, o sistema vai lembrá-lo disso.
3. Melhora a produtividade da equipe
Produtividade importa, isso é fato. Mas se o seu time está preso a métodos antigos de cobrança, provavelmente as entregas e formas de trabalho serão impactadas negativamente.
Com a automação, a equipe foca no que realmente importa e deixe outras tarefas mais burocráticas para o sistema de cobrança solucionar.
4. Comunicação com mais qualidade
Comunicar-se com o cliente é parte indispensável do processo de cobrança. Afinal, é dessa forma que as informações são transmitidas, assim como a negociação é feita.
Por ser um elemento crucial em qualquer estratégia, é importante que seja pensada e planejada de forma que o cliente consiga compreender bem a mensagem.
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Além disso, informar o consumidor acerca das etapas da cobrança, orientações sobre próximos passos, entre outros assuntos, é algo que deve ser feito regulamente, para que exista clareza e honestidade.
A automatização da cobrança disponibiliza funcionalidades para enviar comunicados, previamente programados, o que possibilita o fortalecimento da relação com o cliente. O agendamento de disparos é uma ferramenta prática para planejar melhor os textos das mensagens e manter a padronização delas, passando mais credibilidade ao consumidor.
5. Facilita a gestão
O gerenciamento de times de cobrança não é tarefa fácil, mas, com a automação, isso pode ser muito mais simples e menos burocrático. O software organiza as tarefas do time, distribuí e monitorara o trabalho feito.
Em relação à gestão de cobrança, é possível acessar dados de clientes para compreender o histórico, as mensalidades que faltam pagar, o que foi conversado pela última vez com a pessoa etc. Todas essas informações são essenciais para uma rotina mais tranquila e prática para o gestor.
6. Maior controle das finanças da empresa
A falta de controle de clientes inadimplentes pode gerar consequências sérias para uma empresa, como crises, dívidas e, nos piores casos, falência. Definitivamente, isso é a última coisa que alguém quer para o negócio.
A cobrança automatizada é uma boa alternativa para empresas que estão com dificuldades de controlar as finanças da carteira de cliente, isso porque além dos envios automáticos e registro de histórico, você recebe notificações sobre ações importantes que acontecem — por exemplo, que o consumidor pagou a mensalidade.
Dados são necessários para gestores e para pessoas que ocupam cargos de decisões e planejamento, portanto, a automação torna-se fundamental na rotina desses colaboradores.
7. Monitoramento remoto
O acesso ao que é feito por cada equipe é mais uma das vantagens desse modelo de trabalho. O monitoramento é bastante importante, não por conta de controle do funcionário, e sim porque ajuda a entender o que é necessário melhorar, o que está dando certo e quais ações devem ser feitas.
Quais as desvantagens de não automatizar?
As vantagens são muitas de contar com um sistema de cobrança automatizado, agora, vale entender quais são as desvantagens de não trazer essa tecnologia para a rotina da empresa. São elas:
- Aumento da inadimplência entre clientes.
- Falta de controle financeiro.
- Insatisfação por parte da equipe.
- Processos internos antiquados e que não correspondem às necessidades da empresa.
- Mais chances de erros nos processos de cobrança.
- Rotinas complexas e burocráticas, que prejudicam a produtividade do time.
Em um mercado competitivo e cheio de mudanças, aderir à automatização da cobrança é indispensável para empresas que querem recuperar valores e melhorar os lucros. Portanto, vale usar a tecnologia a favor e implementar uma transformação em processos.
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