Ir para o conteúdo
Logomarca da Cobmais na cor branca

Blog

Ir para home
Blog Cobmais
Terceirização de Cobrança
Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal
Blog Cobmais
Terceirização de Cobrança
Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal

Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal

  • Foto de Raquel Siqueira Raquel Siqueira
  • 06/05/2024

6 min

  • Conteúdo criado por pessoas
Blog Cobmais
Terceirização de Cobrança
Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal
Blog Cobmais
Terceirização de Cobrança
Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal
terceirizar cobrança

Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal

  • Foto de Raquel Siqueira Raquel Siqueira
  • 06/05/2024

Índice

Se a sua empresa está com a carteira de inadimplentes em crescimento é provável que você esteja passando pelo dilema entre terceirizar cobrança ou aumentar o time interno. 

A preocupação com a redução de custos e com a saúde financeira do negócio faz com que muitos empresários busquem alternativas para tornar o processo de cobrança mais acessível, e a terceirização pode surgir como uma alternativa.  

Se você se identifica com esse cenário e precisa de ajuda para a tomada de decisão, continue a leitura e veja as nossas dicas do que ponderar nesse momento.  

É o momento ideal para terceirizar cobrança? 

A carteira de inadimplentes não para de crescer, os indicadores não são positivos e a equipe está com dificuldade de gerenciar todas as ações de cobrança. Esses são alguns dos principais sinais de que está na hora de cogitar a terceirização.  

Mas antes de sair contratando assessorias, veja abaixo, com mais detalhes, o que é necessário considerar.  

Indicadores de inadimplência 

Um dos primeiros aspectos que precisam ser analisados são os indicadores de inadimplência da sua empresa. É importante estudar como está o nível de endividamento dentro da empresa, qual o perfil dos devedores e como é a tendência ao longo do tempo.  

Isso porque quando os números estão alarmantes, é muito provável que a saúde financeira do negócio começará a ficar afetada, gerando mais dificuldades e impactando outros setores da empresa.  

Se o cenário está negativo, é importante agir rápido, com expertise e estratégicas eficazes. Nesse caso, terceirizar surge como uma boa opção, especialmente se a sua equipe interna não tem recursos e preparo para atuar diante das circunstâncias.  

Outro aspecto que devem ser considerados é o perfil do devedor combinado com a tendência de inadimplência ao longo do tempo. Quando há um número grande de consumidores que demonstram nenhum interesse em pagar, a médio prazo, isso se tornará um prejuízo para o seu negócio.  

Recursos humanos 

Outro aspecto que deve ser decisivo para optar pela cobrança terceirizada são os recursos humanos da empresa, ou seja, a equipe disponível para fazer esse trabalho.  

Terceirizar cobrança
A contratação de uma empresa terceirizada de cobrança pode suprir algumas necessidades de recursos humanos.

Comece por entender se o time atual consegue lidar com as demandas geradas pela cobrança. Há braço suficiente para fazer todas as ações necessárias? O pessoal está preparado para criar estratégias para cenários mais complexos? Para que os colaboradores consigam fazer as táticas, quais custos serão necessários? 

É importante compreender se a cobrança de uma grande carteira sobrecarregaria a sua equipe e o quanto isso impactaria negativamente no trabalho que é feito atualmente. Às vezes, na tentativa de economizar, gestores podem provocar situações prejudiciais, que geram estresse e problemas internos. Reflita sobre! 

Por último, não se esqueça da expertise. Quando é necessário recuperar dívidas com agilidade e as dificuldades são diversas, é necessário experiência e conhecimento em estratégias. Nesse caso, assessorias podem ser uma boa alternativa, já que são especialistas no assunto.  

Custo e benefício 

Após analisar os aspectos anteriores, é importante pôr valores na balança e compreender os benefícios. Faça os cálculos e busque entender se a cobrança interna (considerando treinamento, recursos humanos etc.) é mais ou menos vantajosa do que a terceirização.  

Não se esqueça de estimar o retorno sobre investimento (ROI) de cada alternativa, afinal esse indicador também deve pesar na decisão.  

Benefícios da terceirização da cobrança 

Após compreender quais são os principais pontos a se considerar, vale conhecer os benefícios que a cobrança terceirizada pode trazer para o seu negócio. Confira abaixo! 

Aumento da taxa de recuperação de crédito 

Ao contratar uma assessoria, uma das grandes vantagens é contar com o conhecimento que esse parceiro tem. Os call centers de cobrança são especialistas em cobrar diferentes ramos e necessidades, e com certeza podem agregar muito para a sua empresa! 

Além disso, terceirizadas contam com tecnologia, ferramentas e estratégias que, juntas, podem aumentar a taxa de recuperação de crédito.  

Redução de custos 

A depender do tamanho da sua equipe e da sua carteira, pode ser que exista a necessidade de fazer contratações e, consequentemente, otimizar a estrutura e buscar formações para o time. Esse investimento é muito positivo, entretanto, geram mais custos que podem não estar previstos no orçamento do seu negócio.  

Ao terceirizar, essas questões passam a ser exclusivas da assessoria contratada, e a sua única preocupação será o retorno desse investimento.  

Agilidade na recuperação de crédito 

Uma das grandes preocupações de empresas é a velocidade e o tempo com que serão recuperadas as dívidas. Quando a demanda é alta e o seu setor de cobrança não é o suficiente para cobrir essa necessidade, com certeza a cobrança será mais demorada.

Terceirizar cobrança
O serviço de cobrança oferecido por assessorias proporciona um recebimento de dívida mais ágil.

Assessorias terceirizadas são totalmente focadas em receber créditos e, por isso, já contam com processos otimizados e automatizados, assim como estratégias bem definidas. A recuperação de dívidas é o principal foco desses negócios, sendo assim, a preocupação é com agilidade, afinal, o lucro delas depende disso.  

O que a sua empresa, internamente, poderia levar mais tempo a fazer, a assessoria conseguirá solucionar mais rápido, graças ao conhecimento, estratégias personalizadas, processos automatizados e as ferramentas certas.  

A decisão de terceirizar cobrança deve ser feita com cautela, sempre considerando o ROI e qual opção é a mais viável financeiramente. Não se esqueça que há tecnologias que podem auxiliar nesse processo, como o sistema de cobrança Cobmais, que oferece funcionalidades específicas para credores que precisam acompanhar o trabalho de assessorias.  

Ficamos por aqui, e se você gostou deste conteúdo, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber nossas dicas e e-mail.  

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
Conheça mais!
Compartilhe

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo estratégico sobre performance em cobranças direto no seu e-mail.

Ao assinar a newsletter, você concorda com os termos e condições da Política de Privacidade da Cobmais.
Logomarca da Cobmais na cor branca
sienge

Redes Sociais

Logo Facebook Logo Instagram Logo Linkedin Logo Youtube
  • Sobre
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Produtos
  • CRM de Cobrança
  • Portal de Autonegociação
  • CobmaisPay
  • Conteúdo
  • Blog Cobmais
  • Cursos Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Central de Ajuda (FAQ)
  • Contato
  • Fale conosco
  • Suporte ao cliente
  • Integrações

@2024 Cobmais | Todos os direitos reservados.

Políticas de Privacidade

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Estamos usando cookies para lhe dar a melhor experiência em nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em .

Logo Cobmais - CRM de cobrança em nuvem
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.