Você já ouviu falar de API de cobrança? Essa é uma tecnologia que veio para contribuir com empresas que querem automatizar o recebimento de dívidas e melhorar os processos de gestão.
Se você ainda não está familiarizado com o termo, mas está certo de que quer tornar a sua cobrança automatizada, continue neste artigo para aprender mais.
O que é API de cobrança?
API é a sigla em inglês para Application Programing Interface e podemos pensar nela como o ponto de conexão entre dois sistemas com o objetivo de automação de tarefas.
A API de cobrança é uma forma de comunicação entre sistemas que permite agilidade, segurança e automatização em processos. Um exemplo de uso é a conexão entre software de cobrança e portal de autonegociação, onde há a troca mútua de informações.
Em um mercado cada vez mais digitalizado, as APIs são fundamentais para o crescimento de empresas, segurança de dados e até mesmo para a disponibilização de serviços mais eficientes para os consumidores.
Vantagens das APIs de cobrança
Você já deve ter percebido que as APIs podem ser muito vantajosas para a sua operação de cobrança. Conheça mais vantagens dessa tecnologia!
Automação de cobrança
Automatizar tarefas e tornar a rotina de trabalho mais produtiva é o desejo de muitos gestores, especialmente quando o volume de cobranças é alto e a equipe perde muito tempo em atividades manuais e repetitivas.
Com os processos automatizados é possível reduzir o tempo de trabalho manual e, consequentemente permitir que a equipe foque em tarefas mais estratégicas e em cobranças que requerem mais atenção.
Redução de erros humanos
Uma vez que algumas atividades começam a ser automatizadas, os riscos de haver erros também se tornam menores. Os processos ficam mais padronizados e as tarefas repetitivas são substituídas pela automação.
Essa mudança também contribui para a diminuição de erros humanos. Com a padronização dos processos e a eliminação de tarefas repetitivas, as chances de falhas nas cobranças diminuem significativamente.
Eficiência e economia de tempo
Com a implementação de APIs de cobranças, as empresas conseguem otimizar seus fluxos de trabalho. A eficiência aumenta, e o tempo gasto em atividades administrativas é reduzido, resultando em operações mais ágeis.
Melhoria na experiência do cliente
Uma API de cobranças bem implementada proporciona uma experiência mais fluida para o cliente. Desde a emissão de faturas até as notificações de pagamento, os clientes se beneficiam de um processo mais transparente e eficiente.

Em que funcionalidades as APIs de cobrança podem ser utilizadas?
Neste artigo comentamos que um dos exemplos de uso da API de cobrança é entre sistema e portal de autonegociação. Podemos usar como exemplo o Cobmais, que é um CRM de cobrança que conta com portal e a troca de informações entre ambas as plataformas é mútua, o que torna a gestão e a centralização de dados mais simples.
Além disso, existem outras funcionalidades que podem ser beneficiadas pelas APIs. Conheça alguns exemplos!
Notificações automáticas de pagamento
As APIs podem automatizar o envio de alertas automáticos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Essa é uma forma de garantir que os seus clientes sempre receberão lembretes conforme a sua estratégia e assim, melhorar os riscos de inadimplência.
Emissão de boletos e acordos
A tecnologia também é uma grande aliada da criação automática de boletos para pagamento, assim como de acordos. Essa é uma ótima opção para empresas com uma grande carteira de inadimplentes.
Monitoramento de pagamentos
A API pode trazer dados importantes para a sua operação, como o acompanhamento em tempo real de pagamentos e a atualização automática do histórico do devedor no sistema.
Casos de uso da API de cobrança
Você já entende em quais funcionalidades a API pode ser útil, agora, veja exemplos de serviços que podem implantar a tecnologia e se beneficiar.
- Bancos e instituições financeiras: automação do processo de cobrança de empréstimos e financiamentos em atraso, com emissão de boletos e acompanhamento de acordos.
- Credores: cobrança automatizada de faturas em atraso, com envio de notificações por SMS e integração com aplicativos de pagamento.
- Prestadores de serviços e assinaturas: gestão de cobranças de clientes inadimplentes em serviços recorrentes, como academias e provedores de internet.
- Escritórios de cobrança e recuperação de créditos: integração de APIs para facilitar a comunicação com devedores e o monitoramento do status de cada dívida.
Conheça os objetivos e benefícios da API do Cobmais
Em nosso sistema de cobrança, o Cobmais, profissionais podem contar com a API de cobrança, que pode contribuir nos seguintes quesitos:
- Integrar com ERPs, importação de lançamentos contábeis, documentos, títulos, boletos e fazer a cobrança preventiva e extrajudicial.
- Consumir dados de acordos e acionamentos para integrar com as informações do ERP.
- Criar agentes virtuais ou chatbots para realizar autonegociação.
- Integrar com o portal de autonegociação.
As possibilidades de automação são diversas, e todas trazem benefícios para operações se tornarem mais ágeis, organizadas e produtivas.

As APIs de cobranças se tornaram uma ferramenta essencial para empresas que desejam otimizar sua operação de recuperação de crédito. Ao automatizar processos e garantir uma comunicação eficiente com os devedores, as empresas conseguem reduzir custos e melhorar a taxa de recuperação.
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