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Você já ouviu falar de API de cobrança? Essa é uma tecnologia que veio para contribuir com empresas que querem automatizar o recebimento de dívidas e melhorar os processos de gestão.  

Se você ainda não está familiarizado com o termo, mas está certo de que quer tornar a sua cobrança automatizada, continue neste artigo para aprender mais.  

O que é API de cobrança? 

API é a sigla em inglês para Application Programing Interface e podemos pensar nela como o ponto de conexão entre dois sistemas com o objetivo de automação de tarefas.  

A API de cobrança é uma forma de comunicação entre sistemas que permite agilidade, segurança e automatização em processos. Um exemplo de uso é a conexão entre software de cobrança e portal de autonegociação, onde há a troca mútua de informações.  

Em um mercado cada vez mais digitalizado, as APIs são fundamentais para o crescimento de empresas, segurança de dados e até mesmo para a disponibilização de serviços mais eficientes para os consumidores.  

Vantagens das APIs de cobrança 

Você já deve ter percebido que as APIs podem ser muito vantajosas para a sua operação de cobrança. Conheça mais vantagens dessa tecnologia! 

Automação de cobrança 

Automatizar tarefas e tornar a rotina de trabalho mais produtiva é o desejo de muitos gestores, especialmente quando o volume de cobranças é alto e a equipe perde muito tempo em atividades manuais e repetitivas.  

Com os processos automatizados é possível reduzir o tempo de trabalho manual e, consequentemente permitir que a equipe foque em tarefas mais estratégicas e em cobranças que requerem mais atenção.  

Redução de erros humanos 

Uma vez que algumas atividades começam a ser automatizadas, os riscos de haver erros também se tornam menores. Os processos ficam mais padronizados e as tarefas repetitivas são substituídas pela automação.   

Essa mudança também contribui para a diminuição de erros humanos. Com a padronização dos processos e a eliminação de tarefas repetitivas, as chances de falhas nas cobranças diminuem significativamente. 

Eficiência e economia de tempo 

Com a implementação de APIs de cobranças, as empresas conseguem otimizar seus fluxos de trabalho. A eficiência aumenta, e o tempo gasto em atividades administrativas é reduzido, resultando em operações mais ágeis. 

Melhoria na experiência do cliente 

Uma API de cobranças bem implementada proporciona uma experiência mais fluida para o cliente. Desde a emissão de faturas até as notificações de pagamento, os clientes se beneficiam de um processo mais transparente e eficiente.

API de cobrança
Com API de pagamento e de cobrança unidos, os seus clientes podem ter uma experiência melhor.

Em que funcionalidades as APIs de cobrança podem ser utilizadas? 

Neste artigo comentamos que um dos exemplos de uso da API de cobrança é entre sistema e portal de autonegociação. Podemos usar como exemplo o Cobmais, que é um CRM de cobrança que conta com portal e a troca de informações entre ambas as plataformas é mútua, o que torna a gestão e a centralização de dados mais simples.  

Além disso, existem outras funcionalidades que podem ser beneficiadas pelas APIs. Conheça alguns exemplos! 

Notificações automáticas de pagamento 

As APIs podem automatizar o envio de alertas automáticos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Essa é uma forma de garantir que os seus clientes sempre receberão lembretes conforme a sua estratégia e assim, melhorar os riscos de inadimplência.  

Emissão de boletos e acordos  

A tecnologia também é uma grande aliada da criação automática de boletos para pagamento, assim como de acordos. Essa é uma ótima opção para empresas com uma grande carteira de inadimplentes. 

Monitoramento de pagamentos 

A API pode trazer dados importantes para a sua operação, como o acompanhamento em tempo real de pagamentos e a atualização automática do histórico do devedor no sistema.  

Casos de uso da API de cobrança 

Você já entende em quais funcionalidades a API pode ser útil, agora, veja exemplos de serviços que podem implantar a tecnologia e se beneficiar.  

  • Bancos e instituições financeiras: automação do processo de cobrança de empréstimos e financiamentos em atraso, com emissão de boletos e acompanhamento de acordos. 
  • Credores: cobrança automatizada de faturas em atraso, com envio de notificações por SMS e integração com aplicativos de pagamento. 
  • Prestadores de serviços e assinaturas: gestão de cobranças de clientes inadimplentes em serviços recorrentes, como academias e provedores de internet. 
  • Escritórios de cobrança e recuperação de créditos: integração de APIs para facilitar a comunicação com devedores e o monitoramento do status de cada dívida. 

Conheça os objetivos e benefícios da API do Cobmais 

Em nosso sistema de cobrança, o Cobmais, profissionais podem contar com a API de cobrança, que pode contribuir nos seguintes quesitos: 

  • Integrar com ERPs, importação de lançamentos contábeis, documentos, títulos, boletos e fazer a cobrança preventiva e extrajudicial.  
  • Consumir dados de acordos e acionamentos para integrar com as informações do ERP.  
  • Criar agentes virtuais ou chatbots para realizar autonegociação.  
  • Integrar com o portal de autonegociação.  

As possibilidades de automação são diversas, e todas trazem benefícios para operações se tornarem mais ágeis, organizadas e produtivas.  

APIs de cobrança
Um sistema de cobrança automatizado pode se beneficiar ainda mais de APIs.

As APIs de cobranças se tornaram uma ferramenta essencial para empresas que desejam otimizar sua operação de recuperação de crédito. Ao automatizar processos e garantir uma comunicação eficiente com os devedores, as empresas conseguem reduzir custos e melhorar a taxa de recuperação.  

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Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
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