Você sabe como fazer cobrança pelo WhatsApp de forma eficaz? O aplicativo é o mais utilizado pelos brasileiros em 2023 e o mais acessado durante o dia pela maior parte da população, segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Utilizar esse canal a favor dos seus processos de cobrança é necessário, afinal, o meio de comunicação tem muito potencial para alcançar devedores a qualquer momento do dia, de forma prática e rápida.
Siga na leitura para conferir dicas de como criar mensagens, estratégias e muito mais!
Importância do WhatsApp como ferramenta de cobrança
O WhatsApp já é parte da rotina da maior parte dos brasileiros: 24 horas por dia e durante toda a semana, o app está próximo das pessoas, seja para trocar mensagens com amigos e familiares, comunicar-se com o trabalho ou resolver questões corriqueiras com prestadores de serviços, lojas etc.
O aplicativo veio para facilitar a forma como pessoas se conectam, inclusive, com empresas. Por ser um canal acessível e familiar ao público, ele se torna mais uma opção para fazer cobrança de um jeito próximo, personalizado e que respeite os horários do consumidor.
E por falar em horários para acionar o cliente, não restam dúvidas do quanto o WhatsApp pode auxiliar com isso. O aplicativo permite a comunicação assíncrona, o que possibilita que a cobrança deixe de depender de telefonemas e dos momentos em que o consumidor tem disponibilidade para atender a chamada.
Dessa forma, o app de mensagens instantâneas é um importante aliado de empresas que precisam de meios de comunicação mais flexíveis, de baixo custo e que ofereçam a possibilidade de solucionar cobranças de forma rápida.
Quais as vantagens da cobrança pelo WhatsApp?
Você já sabe que o app é o número um entre os brasileiros e isso por si só é uma das grandes vantagens de contar com a plataforma para receber dívidas dos consumidores. Entenda, agora, outros benefícios da cobrança via WhatsApp.
Praticidade e agilidade
O WhatsApp é um canal que torna a cobrança mais ágil, graças à possibilidade de comunicação assíncrona e instantânea. Isso porque você envia a mensagem, rapidamente o cliente recebe, sem necessidade de realizar chamadas ou encontrar o momento ideal para fazer esse contato.
Diferentemente do envio de SMS, o WhatsApp permite o uso de outros formatos além do texto, como o envio de boletos em PDF ou linha digitável. Ambas as alternativas são facilidades que tornam o dia do cliente mais ágil e com menos impeditivos para pagar a dívida.
Contato mais fácil com os devedores
Comentamos no início deste conteúdo que o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros durante o dia e está instalado nos celulares da maioria da população.
Outros canais, como e-mail e telefonemas, podem tornar o contato mais difícil, enquanto o WhatsApp está sempre próximo ao consumidor e mais fácil de ser visto do que outros meios.
Diante disso, a expectativa é de que o app seja um meio de melhor acesso ao devedor, e que dificilmente será ignorado por ele.
Melhor acompanhamento de mensagens enviadas
Para entender a eficácia das estratégias e canais selecionados, é importante ter em mãos dados de todas as ações efetuadas. Entender o que está sendo feito, quais as taxas de resposta, entre outras informações, auxiliam gestores a tomarem decisões mais concretas.
Empresas que fazem cobrança pelo WhatsApp por meio de uma plataforma conseguem ter acesso a inúmeros dados, como taxa de sucesso, de recebimento, de resposta etc. Sem falar que é possível fazer o envio em massa e padronizado de acordo com a linguagem do seu negócio.
Melhora no relacionamento com o cliente
Imagine a seguinte situação: há um devedor que precisa ser cobrado e o seu negócio faz telefonemas constantes, a qualquer horário. O consumidor avisa que não consegue comunicar-se por chamadas, por conta do trabalho, mas mesmo assim continua a receber as ligações.
Esse cenário deixaria qualquer pessoa irritada, afinal, a insistência, o incômodo e a falta de disponibilidade para atender são fatores que geram muito mal-estar e podem prejudicar o relacionamento.
Com o WhatsApp, basta fazer o disparo das mensagens. O devedor pode ler quando houver tempo, e isso pode ser no fim do dia ou em algum momento confortável para ele.
Pode parecer algo pequeno, mas essas possibilidades de personalizar o atendimento e proporcionar o que for melhor para a pessoa faz toda a diferença na relação que é construída entre a empresa e o cliente.
É permitido cobrar via WhatsApp?
Sim, é! Por ser um app popular e cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, muitas empresas têm preferência pela cobrança via mensagem, ao invés do telefonema.
Entretanto, você deve ter cuidado com os horários da cobrança, manter um tom de linguagem profissional e nada de ofender e fazer abordagens vexatórias!
Para evitar qualquer problema, é válido solicitar ao consumidor autorização para enviar comunicados pelo canal.
Como fazer cobrança pelo WhatsApp?
Para aproveitar os benefícios da cobrança pelo WhatsApp é importante seguir algumas boas práticas que vão tornar a sua estratégica mais eficaz. Conheça abaixo quais são elas.
Crie mensagens personalizadas
Já comentamos que os detalhes personalizados são importantes para firmar um relacionamento de cuidado e confiança com o seu cliente. Na hora de desenvolver mensagens de cobrança o mesmo se aplica!
Não é necessário inventar a roda, nessa etapa, o básico funciona muito bem! Busque inserir o nome do devedor e a contextualização da dívida.
Seja cordial
Não importa há quanto tempo o seu consumidor está em atraso, manter a cordialidade é sempre crucial. Mensagens em tom educado são importantes para a manutenção da relação empresa-cliente e evitar qualquer tipo de atrito.
Além disso, vale sempre lembrar que a legislação não permite que o cliente seja constrangido no ato de cobrar.
Apresente-se
Pode parecer um pouco óbvio, mas não poderíamos deixar de lembrar que é essencial apresentar-se. Com a grande quantidade de golpes que acontecem ultimamente, o consumidor precisa entender rapidamente qual a origem da mensagem. Além disso, vale deixar o nome do operador, para agregar mais humanização ao atendimento e passar confiança ao cliente.
Tenha templates prontos
Tire um momento para redigir os textos que serão enviados nas mensagens. Dessa forma, você terá tempo para revisá-los, fazer ajustes e desenvolver com calma o que será dito.
Depois, é só deixar salvo e agendado no seu CRM de cobranças. Assim, toda vez que precisar, vai ter um modelo pronto para apenas enviar.
Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais são palavras e expressões usadas para incentivar uma pessoa à ação. São muito utilizados em vendas, mas também podem ser empregados na área de cobrança.
Você pode incluir gatilhos mentais para que devedores entendam a urgência do pagamento ou para expressar que a sua empresa quer ajudá-lo.
Ofereça opções de pagamento e negociação flexível
Já comentamos ao longo do texto que a personalização é fundamental, e isso também se aplica para pagamentos e negociação. Quando a sua empresa é flexível e oferece diferentes alternativas, o consumidor tem mais chances de encontrar aquela que se adeque à realidade dele.
Quando uma instituição se limita a poucos meios de pagamento e não está disposta a negociar, provavelmente a taxa de sucesso na cobrança é pequena.
Respeite o horário comercial
Na hora de planejar e agendar o disparo das mensagens, fique atento! O Código de Defesa do Consumidor estipula que cobranças só podem acontecer entre as 8h e 18h, de segunda a sexta — ou seja, nada de fins de semana e feriados.
Entenda mais no vídeo do canal Crédito e Cobrança, que explica os detalhes da lei de cada Estado.
Como fazer uma cobrança pelo WhatsApp com efetividade?
Além das boas práticas já citadas, é importante ter estratégia. A união desses dois fatores ajudará a melhorar o desempenho da sua cobrança com o WhatsApp. Confira, abaixo, dicas para otimizar a efetividade do canal.
Estruture a sua régua de cobrança
A régua de cobrança é a ferramenta-chave para o sucesso do recebimento de dívidas. Não importa qual meio de comunicação será utilizado, é essencial desenvolver a sua tática.
É necessário estabelecer em sua régua quais serão os dias, as fases e horários em que acontecerá o disparo de WhatsApp. Tudo isso deve ser decidido de forma estratégica.
Ao desenvolver esse cronograma, conseguirá utilizar canais de forma combinada, assim como evitar o esquecimento da cobrança. Veja abaixo, no vídeo do nosso canal, como estruturar a sua régua.
Acompanhe resultados e faça ajustes
Depois de enviar a cobrança via WhatsApp e concluir a estratégia estipulada, é importante acompanhar o desempenho da ação. Dessa forma, encontrará quais foram os erros e acertos e conseguirá aplicar todo o aprendizado nas próximas táticas.
Nesta etapa, faz sentido contar com um sistema de cobrança que ofereça integração com o WhatsApp. Nele, você consegue gerar relatório e analisar dados, como taxa de resposta e pagamento, e até mesmo adaptar as mensagens, caso seja necessário.
Utilize um sistema automatizado
Imagine ter uma carteira de inadimplentes enorme e fazer a cobrança via WhatsApp manualmente, ou ter diversas ferramentas separadas e não ter informações centralizadas. Isso não é nada produtivo, certo?
O melhor caminho para uma gestão de cobrança organizada e que gera resultados é investir em um sistema de cobrança automatizado. Com ele, você conseguirá agendar o envio de mensagens em massa e em pouquíssimo tempo vai entrar em contato com muitos clientes.
Você ainda pode organizar outras ações de disparo, estruturar uma boa régua de cobrança, gerar relatórios de desempenho e salvar os templates de mensagens que forem criados pela sua equipe.
Todas essas praticidades você encontra no Cobmais, um sistema de cobrança desenvolvido para atender credores, assessorias, escritórios jurídicos e empresas que precisam acompanhar a terceirização.
Com o Cobmais, você pode fazer todas as ações de cobrança em um único lugar, inclusive o envio de WhatsApp. A funcionalidade permite:
- Envio de boletos (por linha digitável ou arquivo de PDF).
- Envio de mensagens individuais via telecobrança (mensagens configuradas e personalizadas).
- Pré-configurar mensagens.
- Acompanhamento de disparos enviados.
- Uso de variáveis para personalizar as mensagens.
Importante reforçar que esta funcionalidade não é para práticas de spam e que segue os mesmos termos do WhatsApp. Como pré-requisito, é necessário que você tenha contratado o recurso.
Você já aprendeu os principais pontos sobre como fazer cobrança pelo WhatsApp. Agora, chegou o momento de aumentar as suas oportunidades e tornar o processo eficaz com o Cobmais. Nós vamos te ajudar: clique no banner abaixo para solicitar uma demonstração gratuita.