Gestão de Cobrança

First Payment Default
First Payment Default: o que é, quais os riscos e como lidar

First Payment Default (FPD) é uma expressão em inglês para se referir aos clientes que ficam inadimplentes na primeira parcela de um pagamento. Esse é um indicador importante quando pensamos em concessão de crédito, pois pode apontar que há algum tipo de fraude, dificuldade por parte do consumidor ao realizar a transação ou, simplesmente, um […]

10 min

Ler mais

Como funciona protesto em cartório? Veja dicas para empresas

Melhorar a análise de crédito de consumidores e encontrar meios de proteger o seu negócio de dívidas são dois aspectos importantes para as finanças. Um dos meios de aprimorar ambos os pontos é entendendo como funciona o protesto em cartório.

6 min

Ler mais

como organizar setor de cobrança
Como organizar um setor de cobrança para 2025? Veja dicas!

Saber como organizar um setor de cobrança para o início de um novo ano de trabalho é uma habilidade fundamental para gestores de empresas. Para este momento é necessário ter olhar analítico e tático para preparar as estratégias que vão ser aplicadas nessa nova etapa e, claro, fazer a diferença em 2025!

12 min

Ler mais

Clientes inadimplentes
12 dicas para reduzir os clientes inadimplentes na sua empresa

“A inflação está corroendo a capacidade de pagamento das pessoas que se encontram na faixa de baixa renda”, é assim que Julio Guedes, diretor de Analytics da Serasa Experian, explica a situação dos clientes inadimplentes no Brasil em um levantamento feito pela empresa.

10 min

Ler mais

sistema de cobrança
Sistema de Cobrança: quando contratar?

Eficiência e organização são palavras-chave na rotina de quem usa um sistema de cobrança. O recurso é utilizado para gerenciar ações como envio de boletos, registros de pagamento, informações de clientes, contratos etc.

7 min

Ler mais

Cobrar cliente
17 erros que você não deve cometer ao cobrar clientes

Errar faz parte de qualquer profissão, e é provável que você consiga, agora mesmo, se lembrar de momentos em que fez algo e não acertou na abordagem ou estratégia. Ao cobrar clientes, isso pode acontecer, mas não deve se tornar uma rotina — afinal, seria péssimo para a saúde financeira da empresa.

12 min

Ler mais

enriquecimento-de-dados-cadastrais
Como fazer enriquecimento de dados cadastrais? Veja dicas

Fazer contato com a pessoa errada, enviar e-mails e não obter resposta ou nunca conseguir acessar o consumidor são algumas das consequências de um mailing sem enriquecimento de dados cadastrais. No universo da cobrança, essa situação é um dos grandes desafios das equipes na hora de buscar por um cliente inadimplente.

7 min

Ler mais

ação monitoria e ação de cobrança
Ação monitória e ação de cobrança: quando optar por cada uma 

Na prática jurídica voltada para a área de cobrança, é essencial compreender os diferentes tipos de processos judiciais. Duas opções que costumam ser consideradas são a ação monitória e a ação de cobrança, cada uma com especificidades próprias e utilizadas em ocasiões distintas.  

5 min

Ler mais

Risco de inadimplência
Como definir risco de inadimplência? Aprenda!

Vender serviços e produtos parcelados oferece muitas vantagens para a empresa e cliente, mas também a necessidade de lidar com uma cartela maior de consumidores endividados. Enfrentar esse cenário é, em geral, desafiador e pede por estratégias que proporcionam maior controle da situação.

5 min

Ler mais

Ciclo de cobrança
Ciclo de cobrança: entenda tudo sobre o assunto

A partir do momento que o time de vendas fecha um negócio pago em parcelas, o ciclo de cobrança entra em ação, seja para evitar a inadimplência ou negociar uma possível dívida. Entender a dinâmica das diferentes etapas desse processo é importante para que gestores consigam encontrar as melhores formas de agir, os meios de […]

9 min

Ler mais

Gestão de cobrança: o que é e como aplicar na empresa
Gestão de cobrança: o que é e como aplicar na empresa

Publicado em: 26 de juho de 2023Atualizado em: 11 de agosto de 2025 Em maio de 2025, o Brasil totalizou 77 milhões de inadimplentes. O valor médio por pessoa é de R$ 6.036,94, enquanto o valor médio de cada dívida é de R$ 1.558,68, segundo dados do mapa da inadimplência do Serasa.

9 min

Ler mais

Tipos de devedores
Tipos de devedores: conheça os 5 perfis existentes

Você já refletiu sobre quais as razões que podem levar alguém ao endividamento? Por trás de cada mensalidade em atraso existem diversas motivações, que vão desde desemprego até o surgimento de doenças graves na família. Conhecer os tipos de devedores é fundamental para uma abordagem adequada e, também, fugir do estereótipo de que toda pessoa […]

7 min

Ler mais

Logo Cobmais - CRM de cobrança em nuvem
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.