Índice

Nascidos entre 1997 e 2012, a Geração Z é conhecida por ideias, cultura e comportamentos muito distintos das gerações anteriores, o que pode causar estranhamento entre eles e os mais velhos, inclusive, na hora de fazer cobrança.

Esses jovens já estão no mercado, e um fato curioso é que, comparados aos Millenials (geração que os antecede), a Geração Z possui maior número de inadimplência, segundo reportagem da CNN.

Profissionais da área da cobrança devem considerar essa fatia da população na estratégia e entender que receber dívidas é um trabalho personalizado. Siga na leitura e confira dicas, desafios e táticas para lidar com jovens devedores.

Quem é a Geração Z?

Antes de falarmos sobre a cobrança para Geração Z, vale conhecer um pouco mais sobre as características desse grupo — afinal, isso será insumo para suas estratégias.

Conforme comentado, é importante saber que a tecnologia é um marco dessa geração. Essas pessoas cresceram com a presença de computadores, smartphones e internet, o que agregou mais familiaridade e facilidade com o uso dessas ferramentas.

Aqui está um dado interessante — guarde-o para mais tarde! —, mas 23% dos jovens entre 18 e 34 afirmam que nunca atendem o telefone, de acordo com pesquisa da Uswitch.

Isso significa que, outra característica desse grupo, é menos chamadas, mais mensagens de texto. E as suas estratégias de cobrança não podem ignorar isso.

Além das habilidades digitais, a Geração Z é conhecida pelo interesse em movimentos sociais, mudanças ambientais entre outros temas semelhantes.

Qual o perfil do jovem inadimplente?

De acordo com o Mapa da Inadimplência, jovens de até 25 anos correspondem à 11,6% dos inadimplentes no país. Já aqueles entre os 26 e 40 anos equivalem a 33,9%.

Os jovens da faixa de vinte anos têm salários menores, acumulam mais dívidas e registram taxas de inadimplência maiores do que os Millenials na mesma fase, conforme artigo da educadora financeira Ana Paula Hornos.

Ainda segundo a profissional, esses indicadores são impulsionados por uma série de fatores, como:

  • Crises econômicas
  • Inflação persistente
  • Falta de educação financeira
  • Fácil acesso ao crédito
  • Pressão do consumismo dentro das redes sociais (gasto com moda, tecnologias e jogos de azar)

Quais os maiores desafios da cobrança para geração Z?

Com o cenário apresentado até agora, é possível que você já tenha analisado algumas informações que justificam a dificuldade de realizar cobrança para a Geração Z. Confira abaixo os principais desafios.

Rejeição a telefonemas e métodos tradicionais

No início deste artigo comentamos que uma parte dos jovens não gostam de atender telefonemas. Ainda segundo a pesquisa da Uswitch, os motivos para isso são evitar chamadas fraudulentas e a associação a más notícias.

Jovem mulher recebendo ligação telefônica
A Geração Z prefere não atender telefonemas.

Os métodos tracionais de cobrança deixam de fazer sentido para essa geração, o que pode causar barreiras na hora de receber dívidas via telefonemas.

Falta de educação financeira

Entre a Geração Z, 47% não faz nenhum tipo de organização financeira, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os motivos citados são:

  • 19% não sabe fazer
  • 18% diz sentir preguiça
  • 18% não ter hábito ou disciplina
  • 16% não ter rendimentos

Em relação aos hábitos de consumo, a Geração Z:

  • 56% admitem que costumam ceder aos impulsos quando querem muito comprar algo.
  • 47% às vezes perdem a noção de quanto podem gastar com atividades de lazer.
  • 34% gostam de ter um produto que a maioria dos seus amigos têm.

Quatro em cada dez entrevistados já estiveram com o nome negativado. Os motivos para isso foram a perda do emprego (24%), o fato de não terem planejado os gastos ou terem gasto mais do que podiam (21%) e o empréstimo do nome para terceiros (20%).

Dificuldade em engajar com cobranças genéricas

Uma característica importante sobre a Geração Z é que ela valoriza o relacionamento personalizado com marcas. Nada de comunicação impessoal e genérica, afinal, isso não traz qualquer proximidade.

Como adaptar a cobrança para a geração Z?

Diante dos desafios, credores e assessorias devem criar estratégias específicas para esse grupo. Veja abaixo!

Use canais digitais e mensagens instantâneas

Se telefonemas não são o forte desse público, é importante testar os canais que fazem sentido para os jovens e que estão presentes na rotina deles.

Opções para investir são o envio de SMS, WhatsApp e e-mails, que são capazes de passar as informações necessárias aos consumidores, sem a necessidade de realizar chamadas.

Aposte em personalização dos comunicados

Sistemas de cobrança modernos oferecem a opção de inserir variáveis em mensagens e assim, o nome do cliente e outros dados sempre constarão nos textos.

Essa é uma forma de manter a personalização, a pessoalidade e trazer a certeza de que aquela cobrança é real e não uma fraude.

Facilite o pagamento

Atualmente, o que não faltam são opções de pagamentos digitais. Eles têm sido os favoritos entre jovens, pela praticidade de poder solucionar as dívidas e otimizar a organização financeira a qualquer momento, sem a necessidade de deslocamento até uma loja física para realizar pagamentos.

Dê autonomia ao consumidor

Além dos pagamentos digitais, como o Pix, é importante proporcionar outras opções que garantam ao cliente mais autonomia. Uma sugestão são os portais de autonegociações, onde com apenas alguns cliques é possível resolver todas as pendências, de forma muito simples.

Mãos femininas fazendo pagamento digital
O portal de autonegociação é uma alternativa para empresas que buscam dar autonomia aos clientes.

Tecnologia para a cobrança de jovens devedores

Para que você possa aplicar as estratégias sugeridas, é necessário ter um sistema de cobrança que ofereça toda a estrutura para pôr essas táticas em ação, e a dica é o Cobmais.

O software é aliado de gestores que desejam investir em estratégias de cobrança digital, justamente por contar com funcionalidades e integrações que oferecem um leque de possibilidades!

Abaixo, separamos algumas das funcionalidades relacionadas às estratégias que citamos neste artigo.

Envio de SMS, WhatsApp e e-mail

Com o Cobmais, você pode fazer o envio de mensagens em diferentes canais e, ainda, realizar disparos de forma individual ou em massa.

Aqui, o grande diferencial é a possibilidade de agendar para que esses envios ocorram de forma automatizada, economizando tempo e reduzindo erros.

Com a ajuda da régua de cobrança, você pode planejar todas as ações, em quais canais enviar a mensagem, a data e horário, e muito mais!

Mensagens com opções de variáveis

O Cobmais disponibiliza uma lista com mais de dez variáveis para inserir em SMS, WhatsApp  e e-mail. Com elas, você inclui informações importantes e deixa o conteúdo da mensagem mais personalizado e pessoal.

Confira algumas variáveis disponíveis:

  • Primeiro nome
  • Nome completo
  • Nome fantasia do cliente
  • CPF/CNPJ do cliente
  • Credor
  • Contrato
  • Tipo de contrato
  • Vencimento
  • Atraso
  • Valor em atraso
  • Código de acesso ao portal de autonegociação
  • URL do portal de autonegociação

Pix cobrança

O Pix Cobrança é uma funcionalidade criada pelo Banco Central do Brasil que permite a empresas receberem via Pix de forma simples e estruturada. Ele pode ser utilizado tanto para pagamentos imediatos quanto para cobranças com vencimento futuro, com a possibilidade de incluir juros, multas e outras informações no QR Code.

No Cobmais, você conta com o CobmaisPay, um serviço que facilita o envio e a gestão de cobranças via Pix. Tudo é automatizado: da geração do QR Code até a conciliação do pagamento, evitando erros manuais e otimizando o processo de recebimento.

Pense em uma instituição de ensino superior: seria inviável conferir manualmente os pagamentos de Pix feitos por cada aluno, certo? Com o CobmaisPay, esse processo se torna automático e seguro, garantindo organização, agilidade e muito menos dor de cabeça para o financeiro.

Portal de autonegociação

O portal de autonegociação do Cobmais é a funcionalidade ideal para estratégias que buscam oferecer mais autonomia para o cliente solucionar dívidas, sem a necessidade de investir em mais operadores para a equipe. O portal pode ser acessado 24 horas, todos os dias da semana e em qualquer lugar. Nele, o cliente consegue analisar todos os dados relacionados à cobrança, tornando o processo mais transparente e simples.

Neste artigo, nós entendemos como fazer cobrança para a Geração Z de forma mais estratégica, quais os principais desafios e quais ferramentas podem auxiliar em estratégias de cobrança digital.

Tela do portal de autonegociação do Cobmais
Tela portal de autonegociação do Cobmais

Você também conheceu um pouco sobre o Cobmais, um sistema de cobrança com a estrutura necessária para empresas que querem automatizar a operação e contar com funcionalidades que facilitam o recebimento de dívidas.

Agora, chegou o momento de se aprofundar ainda mais no assunto e ver o Cobmais funcionando na prática e como ele pode auxiliar a sua cobrança e estratégias mais especificas. Clique no banner abaixo para saber mais!

Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
Compartilhe

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo estratégico sobre performance em cobranças direto no seu e-mail.

Ao assinar a newsletter, você concorda com os termos e condições da Política de Privacidade da Cobmais.
Logo Cobmais - CRM de cobrança em nuvem
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.