Nascidos entre 1997 e 2012, a Geração Z é conhecida por ideias, cultura e comportamentos muito distintos das gerações anteriores, o que pode causar estranhamento entre eles e os mais velhos, inclusive, na hora de fazer cobrança.
Esses jovens já estão no mercado, e um fato curioso é que, comparados aos Millenials (geração que os antecede), a Geração Z possui maior número de inadimplência, segundo reportagem da CNN.
Profissionais da área da cobrança devem considerar essa fatia da população na estratégia e entender que receber dívidas é um trabalho personalizado. Siga na leitura e confira dicas, desafios e táticas para lidar com jovens devedores.
Quem é a Geração Z?
Antes de falarmos sobre a cobrança para Geração Z, vale conhecer um pouco mais sobre as características desse grupo — afinal, isso será insumo para suas estratégias.
Conforme comentado, é importante saber que a tecnologia é um marco dessa geração. Essas pessoas cresceram com a presença de computadores, smartphones e internet, o que agregou mais familiaridade e facilidade com o uso dessas ferramentas.
Aqui está um dado interessante — guarde-o para mais tarde! —, mas 23% dos jovens entre 18 e 34 afirmam que nunca atendem o telefone, de acordo com pesquisa da Uswitch.
Isso significa que, outra característica desse grupo, é menos chamadas, mais mensagens de texto. E as suas estratégias de cobrança não podem ignorar isso.
Além das habilidades digitais, a Geração Z é conhecida pelo interesse em movimentos sociais, mudanças ambientais entre outros temas semelhantes.
Qual o perfil do jovem inadimplente?
De acordo com o Mapa da Inadimplência, jovens de até 25 anos correspondem à 11,6% dos inadimplentes no país. Já aqueles entre os 26 e 40 anos equivalem a 33,9%.
Os jovens da faixa de vinte anos têm salários menores, acumulam mais dívidas e registram taxas de inadimplência maiores do que os Millenials na mesma fase, conforme artigo da educadora financeira Ana Paula Hornos.
Ainda segundo a profissional, esses indicadores são impulsionados por uma série de fatores, como:
- Crises econômicas
- Inflação persistente
- Falta de educação financeira
- Fácil acesso ao crédito
- Pressão do consumismo dentro das redes sociais (gasto com moda, tecnologias e jogos de azar)
Quais os maiores desafios da cobrança para geração Z?
Com o cenário apresentado até agora, é possível que você já tenha analisado algumas informações que justificam a dificuldade de realizar cobrança para a Geração Z. Confira abaixo os principais desafios.
Rejeição a telefonemas e métodos tradicionais
No início deste artigo comentamos que uma parte dos jovens não gostam de atender telefonemas. Ainda segundo a pesquisa da Uswitch, os motivos para isso são evitar chamadas fraudulentas e a associação a más notícias.

Os métodos tracionais de cobrança deixam de fazer sentido para essa geração, o que pode causar barreiras na hora de receber dívidas via telefonemas.
Falta de educação financeira
Entre a Geração Z, 47% não faz nenhum tipo de organização financeira, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os motivos citados são:
- 19% não sabe fazer
- 18% diz sentir preguiça
- 18% não ter hábito ou disciplina
- 16% não ter rendimentos
Em relação aos hábitos de consumo, a Geração Z:
- 56% admitem que costumam ceder aos impulsos quando querem muito comprar algo.
- 47% às vezes perdem a noção de quanto podem gastar com atividades de lazer.
- 34% gostam de ter um produto que a maioria dos seus amigos têm.
Quatro em cada dez entrevistados já estiveram com o nome negativado. Os motivos para isso foram a perda do emprego (24%), o fato de não terem planejado os gastos ou terem gasto mais do que podiam (21%) e o empréstimo do nome para terceiros (20%).
Dificuldade em engajar com cobranças genéricas
Uma característica importante sobre a Geração Z é que ela valoriza o relacionamento personalizado com marcas. Nada de comunicação impessoal e genérica, afinal, isso não traz qualquer proximidade.
Como adaptar a cobrança para a geração Z?
Diante dos desafios, credores e assessorias devem criar estratégias específicas para esse grupo. Veja abaixo!
Use canais digitais e mensagens instantâneas
Se telefonemas não são o forte desse público, é importante testar os canais que fazem sentido para os jovens e que estão presentes na rotina deles.
Opções para investir são o envio de SMS, WhatsApp e e-mails, que são capazes de passar as informações necessárias aos consumidores, sem a necessidade de realizar chamadas.
Aposte em personalização dos comunicados
Sistemas de cobrança modernos oferecem a opção de inserir variáveis em mensagens e assim, o nome do cliente e outros dados sempre constarão nos textos.
Essa é uma forma de manter a personalização, a pessoalidade e trazer a certeza de que aquela cobrança é real e não uma fraude.
Facilite o pagamento
Atualmente, o que não faltam são opções de pagamentos digitais. Eles têm sido os favoritos entre jovens, pela praticidade de poder solucionar as dívidas e otimizar a organização financeira a qualquer momento, sem a necessidade de deslocamento até uma loja física para realizar pagamentos.
Dê autonomia ao consumidor
Além dos pagamentos digitais, como o Pix, é importante proporcionar outras opções que garantam ao cliente mais autonomia. Uma sugestão são os portais de autonegociações, onde com apenas alguns cliques é possível resolver todas as pendências, de forma muito simples.

Tecnologia para a cobrança de jovens devedores
Para que você possa aplicar as estratégias sugeridas, é necessário ter um sistema de cobrança que ofereça toda a estrutura para pôr essas táticas em ação, e a dica é o Cobmais.
O software é aliado de gestores que desejam investir em estratégias de cobrança digital, justamente por contar com funcionalidades e integrações que oferecem um leque de possibilidades!
Abaixo, separamos algumas das funcionalidades relacionadas às estratégias que citamos neste artigo.
Envio de SMS, WhatsApp e e-mail
Com o Cobmais, você pode fazer o envio de mensagens em diferentes canais e, ainda, realizar disparos de forma individual ou em massa.
Aqui, o grande diferencial é a possibilidade de agendar para que esses envios ocorram de forma automatizada, economizando tempo e reduzindo erros.
Com a ajuda da régua de cobrança, você pode planejar todas as ações, em quais canais enviar a mensagem, a data e horário, e muito mais!
Mensagens com opções de variáveis
O Cobmais disponibiliza uma lista com mais de dez variáveis para inserir em SMS, WhatsApp e e-mail. Com elas, você inclui informações importantes e deixa o conteúdo da mensagem mais personalizado e pessoal.
Confira algumas variáveis disponíveis:
- Primeiro nome
- Nome completo
- Nome fantasia do cliente
- CPF/CNPJ do cliente
- Credor
- Contrato
- Tipo de contrato
- Vencimento
- Atraso
- Valor em atraso
- Código de acesso ao portal de autonegociação
- URL do portal de autonegociação

Pix cobrança
O Pix Cobrança é uma funcionalidade criada pelo Banco Central do Brasil que permite a empresas receberem via Pix de forma simples e estruturada. Ele pode ser utilizado tanto para pagamentos imediatos quanto para cobranças com vencimento futuro, com a possibilidade de incluir juros, multas e outras informações no QR Code.
No Cobmais, você conta com o CobmaisPay, um serviço que facilita o envio e a gestão de cobranças via Pix. Tudo é automatizado: da geração do QR Code até a conciliação do pagamento, evitando erros manuais e otimizando o processo de recebimento.
Pense em uma instituição de ensino superior: seria inviável conferir manualmente os pagamentos de Pix feitos por cada aluno, certo? Com o CobmaisPay, esse processo se torna automático e seguro, garantindo organização, agilidade e muito menos dor de cabeça para o financeiro.
Portal de autonegociação
O portal de autonegociação do Cobmais é a funcionalidade ideal para estratégias que buscam oferecer mais autonomia para o cliente solucionar dívidas, sem a necessidade de investir em mais operadores para a equipe. O portal pode ser acessado 24 horas, todos os dias da semana e em qualquer lugar. Nele, o cliente consegue analisar todos os dados relacionados à cobrança, tornando o processo mais transparente e simples.
Neste artigo, nós entendemos como fazer cobrança para a Geração Z de forma mais estratégica, quais os principais desafios e quais ferramentas podem auxiliar em estratégias de cobrança digital.

Você também conheceu um pouco sobre o Cobmais, um sistema de cobrança com a estrutura necessária para empresas que querem automatizar a operação e contar com funcionalidades que facilitam o recebimento de dívidas.
Agora, chegou o momento de se aprofundar ainda mais no assunto e ver o Cobmais funcionando na prática e como ele pode auxiliar a sua cobrança e estratégias mais especificas. Clique no banner abaixo para saber mais!
