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Publicado em: 10 de janeiro de 2024
Atualizado em: 3 de fevereiro de 2025

Você tem dificuldades em desenvolver o texto ideal para cobrar clientes? Fica em dúvidas sobre quais informações são indispensáveis e qual o tamanho adequado do comunicado? Para esses momentos, vale contar com modelos de mensagem de cobrança, que são verdadeiros aliados da praticidade e da padronização.  

Neste artigo te ajudamos com essa tarefa e disponibilizamos 16 exemplos para utilizar em sua operação ao fazer o envio de SMS ou WhatsApp. Fique à vontade para usar os modelos ou criar os seus a partir das ideias.  

Também separamos algumas dicas para aprimorar as suas estratégias de mensagens de cobrança, que podem ser aplicadas em conjunto com os modelos. Boa leitura! 

Por que a comunicação é tão importante dentro da cobrança? 

Fazer cobrança está longe de ser um trabalho simples. A atividade é um grande malabarismo entre manter uma relação amigável com o consumidor, combater a inadimplência e receber créditos em atraso.  

E, no meio disso, a comunicação se torna o caminho adequado para fazer essa tríade funcionar. Com postura amigável e transparente, é possível solucionar situações e encontrar o acordo que seja melhor para ambas as partes.  

Muito mais do que fazer as coisas funcionarem, a comunicação ocupa papel importante contra a cobrança abusiva.  

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. 

Já o artigo 42-A explica que “em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente.” 

Portanto, comunicar-se bem também é uma questão de evitar processos e situações que envolvam acusações de cobrança abusiva ou constrangimento por parte do consumidor.  

Ao escrever qualquer mensagem é essencial ter cuidado com a escolha das palavras e das informações.  

Modelo de mensagens de cobrança para cliente 

Entender a importância da comunicação no recebimento de dívidas ajuda a compreender a necessidade de ter modelos de mensagem de cobrança para usar na estratégia.  

Abaixo, você confere ideias de modelos para todas as etapas, desde a preventiva até a negativação.  

Cobrança preventiva 

A cobrança preventiva é uma ação simples, mas que faz toda a diferença na hora de evitar a inadimplência. Isso porque muitos clientes simplesmente se esquecem de pagar a fatura e, com esse aviso, é possível prevenir essa situação.  

Modelo de mensagem de cobrança
Os modelos de SMS de cobrança para clientes inadimplentes podem tornar a rotina mais prática.

Abaixo, você pode escolher o modelo de mensagem de cobrança que se encaixa com o perfil da sua empresa! 

Modelo 1 

Olá [Nome], sua fatura vence em [Data]. Evite transtornos, pague até lá. Dúvidas? Conte conosco. [Nome da Empresa] 

Modelo 2 

Prezado(a) [Nome], último aviso: sua fatura vence amanhã, em [Data]. Não deixe passar o pagamento para garantir a continuidade dos serviços. Ajuda? Fale conosco. [Nome da Empresa] 

Modelo 3 

Oi [Nome], lembramos que sua fatura vence em [Data de Vencimento]. Não esqueça de efetuar o pagamento para evitar contratempos. Dúvidas? Estamos à disposição. [Nome da Empresa] 

Modelo 4 

Oi [Nome], seu próximo vencimento está chegando! Lembre-se de pagar até [Data de Vencimento] para evitar contratempos. Consulte [link] para opções de pagamento e dúvidas. 

Agradecemos pela parceria, 

[Nome da Empresa] 

Cobrança para inadimplentes 

Uma vez que o cliente já se encontra em inadimplência, é importante seguir outra abordagem para o seu SMS de cobrança extrajudicial. Neste caso, é necessário lembrar ao consumidor as consequências de não regularizar a dívida e demonstrar interesse em ajudá-lo, seja com link para resolver a pendência ou com proposta de negociação. Veja os exemplos. 

Modelo 5 

Caro(a) [Nome], detectamos atraso no pagamento da sua fatura. Regularize agora para evitar interrupção nos serviços. Acesse [link] ou contate-nos. [Nome da Empresa] 

Modelo 6 

[Nome], sua conta está em atraso. Seu serviço será suspenso em [X dias]. Regularize em [link] ou ligue para nós. Estamos aqui para ajudar. [Nome da Empresa] 

Modelo 7 

Olá [Nome], entendemos que sua fatura está em atraso. Oferecemos opções de negociação. Ligue para [número] ou acesse [link] para evitar impactos no seu serviço. [Nome da Empresa] 

Modelo 8 

Caro(a) [Nome], notamos que há um débito pendente em sua conta. Para evitar interrupções nos serviços, regularize o pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número], 

Agradecemos pela compreensão, 

[Nome da Empresa] 

Negativação de clientes 

Enviar um SMS de cobrança para notificar o consumidor sobre uma negativação pode não ser a melhor abordagem, uma vez que o meio não é a opção mais formal. Entretanto, essa prática pode servir como um lembrete, especialmente se o acesso ao cliente via e-mail não está surtindo efeito. 

Modelo de mensagem de cobrança

Outro ponto que conta como desvantagem para este tipo de SMS é o receio de tentativa de golpe. Não são poucas as mensagens com links maliciosos que usam situações de urgência para conseguir a atenção da pessoa. Por isso, é muito importante que o seu texto contenha a apresentação da empresa e seja escrito de forma que passe credibilidade. 

Confira abaixo os templates. 

Modelo 9 

Caro(a) [Nome], 

Informamos que seu nome será negativado devido a débito em aberto. Regularize até [Data Limite] para evitar transtornos. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações. 

Atenciosamente, 

[Nome da Empresa] 

Modelo 10 

Prezado(a) [Nome], 

Urgente: Você será negativado em [X dias] devido ao não pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número] para resolver e evitar consequências em seu histórico financeiro. 

Estamos à disposição, 

[Nome da Empresa] 

Modelo 11 

Olá [Nome], 

Seu nome está prestes a ser negativado por conta de débitos em aberto. Oferecemos opções para regularizar. Acesse [link] ou ligue para [número] para negociar condições e evitar problemas no seu histórico de crédito. 

Estamos aqui para ajudar, 

[Nome da Empresa] 

Modelo 12 

Prezado(a) [Nome], 

Alertamos que, infelizmente, seu nome será negativado em [X dias]. Regularize seu débito até [Data Limite] para evitar complicações. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações. 

Estamos à disposição, 

[Nome da Empresa] 

Aviso de pagamento recebido 

Tão importante quanto ter um modelo de mensagem de cobrança é contar com um template para notificar o cliente de que o pagamento foi recebido. Esse tipo de SMS tranquilizará a pessoa, que por vezes pode ficar ansiosa para saber se o débito está resolvido. Veja sugestões para usar! 

Modelo 13 

Olá [Nome], 

Agradecemos o seu pagamento de [Valor] feito em [Data]. Se precisar de mais informações, estamos à disposição. 

Atenciosamente, 

[Nome da Empresa] 

Modelo 14 

Prezado(a) [Nome], 

Obrigado por antecipar o pagamento de sua fatura! Qualquer dúvida, estamos à disposição. 

Cumprimentos, [Nome da Empresa] 

Modelo 15 

Caro(a) [Nome], 

Boas notícias! Seu débito foi quitado com sucesso. Agradecemos por sua pontualidade. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. 

Cordialmente, 

[Nome da Empresa] 

Modelo 16 

Olá [Nome], 

Recebemos seu pagamento de [Valor] com sucesso em [Data]. Agradecemos por manter sua conta regularizada. Qualquer dúvida, estamos à disposição. 

Atenciosamente, 

[Nome da Empresa] 

Boas práticas para criar um modelo de mensagem de cobrança 

Se você chegou até aqui e gostaria de desenvolver as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, separamos algumas boas práticas para escrever SMS. Lembre-se que o ideal é um texto curto, mas capaz de transmitir as principais informações. 

Modelo de mensagem de cobrança
Ao escrever os modelos, opte sempre por uma abordagem amigável.

Seja conciso 

A principal característica de um SMS é o formato de texto reduzido, afinal, o objetivo é ir direto ao ponto e ser prático. Mesmo que você precise passar uma informação importante ao consumidor, é essencial manter a particularidade do meio e evitar o excesso. 

Se você tem dificuldades de criar textos pequenos, uma dica é contar com a inteligência artificial generativa como o ChatGPT e Gemini.  

Um exemplo de uso é solicitar que a inteligência crie uma mensagem curta, para formato de SMS, para cobrança preventiva. Veja abaixo na imagem como ficaria na prática.  

Criação de modelo de mensagem de cobrança pelo Gemini
A ferramenta Gemini é uma boa opção para criar suas mensagens.

Use linguagem simples 

Além de um texto curto, ao escrever um SMS é importante lançar mão de linguagem clara e de fácil compreensão. Uma dica é sempre partir do pressuposto que os seus consumidores podem ter diferentes níveis de conhecimento, e nem sempre uma palavra difícil será a melhor escolha para se comunicar bem. 

Dessa forma, opte por vocabulário acessível, de conhecimento geral, sem regionalismos ou jargões. 

Utilizando a dica da inteligência artificial, veja abaixo um exemplo como ela pode ser usada para simplificar e diminuir os conteúdos dos seus textos, transformando-os em SMS.

Modelo de mensagem de cobrança criado pela Gemini
Com ajuda da inteligência artificial você pode criar diversos modelos de mensagem de cobrança.

Personalize a mensagem 

A personalização da mensagem é importante por diversos motivos. Primeiro, porque é uma forma de tornar a informação mais clara e direta, não deixando dúvidas a respeito de quem está sendo cobrado. Em segundo, torna a comunicação mais pessoal e melhora o relacionamento. 

Forneça detalhes relevantes 

Lembre-se que a sua mensagem tem o objetivo de informar. Por isso, é crucial que contenha os principais tópicos da cobrança, como o valor em aberto, a data de vencimento e opções de pagamento disponíveis. 

Lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor exige que os seguintes pontos constem nos comunicados: 

  • Nome; 
  • endereço; 
  • número do CPF ou CNJP do fornecedor do produto ou serviço. 

Seja positivo e profissional 

A cobrança não precisa ser um momento de tensão entre você e o consumidor. É possível tratar o assunto com mais leveza, sem perder o profissionalismo e a seriedade. Para isso, evite o uso de linguagem agressiva e busque empregar palavras positivas e que incentivem o cliente a regularizar a situação. 

Tenha empatia com o cliente 

Para alguns profissionais pode parecer difícil ser empático com o cliente que está inadimplente, especialmente se é um consumidor cuja relação está desgastada e a negociação é complexa.  

Entretanto, se for usar o SMS ou WhatsApp para se comunicar com o consumidor, busque criar uma mensagem de cobrança educada — os modelos são grandes aliados para evitar transtornos.  

Destaque consequências e prazos 

É muito importante que a pessoa esteja ciente das consequências de não quitar a inadimplência, dessa forma ela não alegará que foi pega de surpresa, assim como ficará esclarecido que o serviço corre o risco de cancelamento. 

Outro ponto essencial é destacar os prazos, também para evitar mal-entendidos e falhas de comunicação. 

Incentive a ação imediata 

O que a sua empresa deseja com o SMS é que o consumidor realize uma ação, certo? Para isso, vale usar alguns gatilhos que incentivem o cliente a tomar providências imediatas — seja pagar a fatura, entrar em contato, fazer uma negociação etc. 

Se você tem dúvidas sobre quais os gatilhos mentais para cobrança, nós temos um conteúdo sobre o assunto em nosso blog. 

Ofereça canais de atendimento 

Forneça informações sobre como o cliente pode entrar em contato para esclarecer dúvidas, discutir opções de pagamento ou negociar. 

Automatize o envio de mensagens com o Cobmais 

Com os modelos e dicas em mãos, chegou o momento de conhecer o terceiro integrante de uma estratégia de sucesso: um sistema de cobrança automatizado.  

O Cobmais é uma boa pedida. Desenvolvido especificamente para cobranças, o software é ideal para atender escritórios jurídicos, credores e assessorias terceirizadas em qualquer etapa do recebimento de dívidas.  

Entre todas as funcionalidades que o sistema oferece, tem o envio de mensagens SMS e WhatsApp.  Conheça os detalhes abaixo! 

Envio de mensagens via WhatsApp 

Que o impacto do WhatsApp é grande entre os brasileiros não é novidade: o próprio presidente do app considerou o Brasil como o país do WhatsApp

Dados mostram que 9 em cada 10 pessoas verificam o aplicativo pelo menos uma vez ao dia; 59% abrem o WhatsApp diversas vezes e 36% deixam ele aberto o tempo todo. Os dados são de uma pesquisa da Opinion Box

Não há dúvidas de que app é parte importante da rotina dos brasileiros e da forma como se comunicam.  

E é por isso que no Cobmais o envio de mensagem por WhatsApp é possível! Esse disparo pode ser feito em lote ou individual, por meio de integração. Listamos a seguir as principais ações que você pode fazer dentro do sistema.  

Mensagens pré-configuradas 

No Cobmais você pode pré-configurar modelos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp para aplicar em estratégias. Sem falar da possibilidade de personalizar o conteúdo delas com o apoio de variáveis de nome do cliente. Confira as opções disponibilizadas: 

  • Primeiro nome 
  • Nome completo 
  • Nome fantasia do cliente (no caso de cobrança B2B) 
  • CPF/CNPJ 
  • Dados do boleto 
  • Credor 
  • Nome do credor 
  • Contrato 
  • Tipo de contrato 
  • Código de acesso ao Portal de Autonegociação 
  • URL do Portal de Autonegociação 
  • Descrição do evento 
  • Campos adicionais 
  • Parcela 

Envio de boletos 

As mensagens de cobrança de boleto podem ser feitas via WhatsApp, com o envio de linha digitável ou arquivo PDF. 

Mensagens de WhatsApp de cobrança
No Cobmais, a mensagem de cobrança para cliente em atraso permite o envio de boleto via WhatsApp.

Acompanhamento de mensagens 

O sistema permite acompanhar as mensagens enviadas para garantir que a comunicação está sendo realizada conforme o planejado. 

Envio de SMS 

Outra opção para enviar as suas mensagens é por SMS. Um dos grandes benefícios desse formato é que não importa qual o celular do seu cliente — pode ser do mais antigo ao de última geração —, a mensagem será entregue, sem necessidade de aplicativos ou internet.  

Veja abaixo as funcionalidades do Cobmais relacionadas.  

Cadastro de mensagens 

Assim como o WhatsApp, o Cobmais permite o cadastro de mensagens pré-configuradas, que podem ser visualizadas, editadas ou excluídas, conforme o necessário. 

Tela do Cobmais para envio de SMS
Na tela, campo de SMS e variáveis personalizáveis.

Envio em massa ou individual 

As mensagens podem ser enviadas em massa ou individualmente, dependendo da estratégia de cobrança definida. 

Histórico de mensagens 

O histórico de envios de SMS fica registrado no sistema, permitindo o acompanhamento das comunicações realizadas 

Gráfico no Cobmais de envio de mensagens
Gráfico do Cobmais que registra envios do mês, com estatísticas diárias de SMS enviados.  

Personalização das mensagens com variáveis 

O uso de variáveis também está disponível para SMS. São elas: 

  • Primeiro nome 
  • Nome completo
  • CPF/CNPJ 
  • Nome do credor 
  • Número do contrato 
  • Vencimento da parcela do contrato 
  • Atraso 
  • Valor em aberto do contrato 
  • Código de acesso ao Portal de Autonegociação  
  • URL do Portal de Autonegociação 
  • Valor da parcela de menor vencimento 
  • Descrição do evento (utilizada para exibir a descrição de um evento específico no sistema Cobmais. Essa variável pode ser incluída em mensagens para fornecer detalhes sobre o evento que está sendo registrado ou comunicado.) 

Envio de SMS com boleto 

Envie a linha digitável dos boletos unitários ou em lote em todas as etapas da cobrança. E, ainda, com a opção de ser boletos em linha digitável ou links de pagamento de cartão de crédito e Pix Copia e Cola.

Print de mensagem de cobrança
Campo para cadastro de mensagens e variáveis disponíveis no Cobmais.

Chegamos ao fim deste artigo e você conheceu as principais funcionalidades do Cobmais relacionadas ao disparo de mensagens. Junto com os modelos de mensagens de cobrança e as dicas para estratégias, as suas táticas têm potencial para serem bem-sucedidas.  

Pronto para transformar sua gestão de cobranças? Experimente o Cobmais e descubra como é fácil personalizar suas mensagens, acompanhar seus resultados e recuperar seus créditos mais rápido. Clique no banner abaixo e agende uma demonstração gratuita. Nossos especialistas estão à sua disposição para te ajudar a otimizar seus processos. 

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