Discador automático para cobrança: quando utilizar? 

13 min

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Publicado em 27 de junho de 2023
Atualizado em 9 de abril de 2025

Entre as opções de integração e automação para empresas de cobrança está o discador automático, ferramenta essencial para agilizar ligações e o atendimento a clientes inadimplentes. Essa funcionalidade é ideal para assessorias com um grande volume de contratos para acionar, mas também pode beneficiar times internos de cobrança dos mais diferentes portes. 

Neste artigo vamos explicar os principais conceitos sobre os discadores, tirar dúvidas sobre contratação e benefícios, e por último apresentar uma boa opção para testar em seu negócio. Siga na leitura! 

O que é um discador automático? 

O discador é um sistema de telefonia automático que dispensa a discagem manual. Essa solução é, em geral, utilizada por empresas como call centers, que necessitam acionar muitos clientes de forma ágil e produtiva. 

Com o discador, o fluxo de chamadas fica organizado, os contatos são distribuídos por operadores e, automaticamente, ele realiza as chamadas telefônicas. 

Vale dizer que o discador não é uma opção exclusiva de call centers de telemarketing! Na cobrança, ele é uma ferramenta importante, especialmente para assessorias de cobrança e empresas que trabalham com um grande fluxo de devedores.  

Com o discador automático de chamadas, o time pode se tornar mais produtivo, uma vez que as ligações serão direcionadas automaticamente para a equipe, conforme a estratégia estabelecida pela gestão. 

Vale saber que existem diferentes funcionalidades e elas vão depender da necessidade da sua empresa, assim como do objetivo da estratégia. 

Tipos de discagem 

Como explicamos, o discador pode oferecer diferentes opções de modos, que podem ser utilizados de acordo com a proposta do seu negócio. Conheça, em seguida, quais são eles. 

Discagem preview (manual) 

A discagem preview é uma aliada para os momentos em que o seu operador precisa analisar com calma o histórico e as informações do devedor antes de entrar em contato com ele. Esse modo é ideal para um contato mais personalizado e para empresas que possuem um roteiro específico.  

Veja abaixo os principais pontos sobre esse tipo de discagem:  

  • Controle do operador: na discagem manual, o operador tem controle total sobre quando realizar a chamada.  
  • Análise pré-chamada: o operador pode analisar o contrato e os dados do cliente antes de iniciar o contato, garantindo que está preparado para a conversa.  

Discagem power (automático) 

A discagem power é uma boa opção para organizar os acionamentos de devedores, pois por meio de um mailing estruturado alinhado às estratégias da empresa, é possível acionar os consumidores automaticamente.  

Ou seja, caso seja feito a discagem para um determinado número e ninguém atender, o discador passa a telefonar para o próximo contato da fila. As ligações acontecem de forma sequencial. 

Outro ponto é que cada devedor pode ter diversos números registrados e, entre essas opções, o discador dá prioridade para aquele que tem mais chances de sucesso, que geralmente é o contato pelo qual o cliente já atendeu ligações anteriormente.

Discador automático
O modelo power é uma boa opção de discador automático para call center.

Confira as principais características desse tipo de discagem: 

  • Eficiência: a discagem automática otimiza o tempo útil dos operadores ao conectar apenas chamadas atendidas.   
  • Menor intervenção humanos: as chamadas são geridas pelo sistema, e o operador recebe as ligações automaticamente quando está disponível.  
  • Produtividade: aumenta a produtividade ao minimizar o tempo ocioso entre as chamadas, pois o sistema gerencia o fluxo de ligações. 

Discagem progressiva 

 A discagem progressiva automatiza o processo de discagem de números de telefone, permitindo que os operadores se concentrem na conversa com o cliente.  

Nesse tipo de discagem, o operador é notificado quando uma chamada é conectada, e ele pode iniciar a ligação manualmente, após revisar as informações do cliente. 

Para que você possa visualizar melhor as diferenças entre os três tipos de discadogens, criamos uma tabela. Veja: 

Tipo de discagem Funcionamento Situações de uso Controle do operador 
Preview O operador analisa as informações do cliente e inicia a chamada manualmente.  Situações que exigem personalização no contato com o cliente. Total controle sobre a chamada. 
Progressiva O sistema inicia a chamada quando o operador está disponível e conecta automaticamente se atendida.  Empresas que buscam equilíbrio entre controle e automação. Controle parcial sobre a chamada. 
Power Realiza a discagem automaticamente, sem a necessidade de intervenção do operador.  Grandes volumes de chamadas e campanhas em massa. Mínimo controle – automação. 

Vantagens do discador de chamadas 

Se você chegou até aqui, já entende melhor o que são os discadores automáticos e talvez já tenha uma ideia das vantagens que eles oferecem para empresas. Listamos alguns benefícios de contar com essa ferramenta. Confira: 

  • Aumento da produtividade: a sua equipe realiza mais ligações em um período menor. 
  • Redução de custos operacionais: menos tempo ocioso dos operadores. 
  • Melhoria na taxa de contato: maior chance de falar diretamente com o devedor. 
  • Análise de dados: possibilidade de gerar relatórios e acompanhar o desempenho das campanhas de cobrança. 

Gestora utilizando discador automático
O discador automático para cobrança tem uma série de benefícios para gestores e equipe.

Quando contratar essa ferramenta? 

Se você se interessou, mas não sabe se este é o momento certo para contratar o discador automático, separamos algumas questões para refletir e que sinalizam a necessidade da ferramenta. Veja: 

  • As suas campanhas precisam de mais supervisão. 
  • A base de contatos é muito grande para ser gerida manualmente. 
  • O desempenho da equipe não está satisfatório. 
  • Há problemas de administração de tempo e muita ociosidade. 
  • Existe um propósito bem definido para a implementação do discador. 
  • O tempo médio de atendimento está muito alto. 
  • Há um grupo específico de clientes que precisam de atenção personalizada. 
  • Quando a empresa busca reduzir custos operacionais sem perder eficácia nas cobranças.  
  • Quando há necessidade de discador automático com CRM integrado, como o Cobmais

O que empresas devem saber antes de contratar? 

Após analisar as questões acima, você entendeu que esta solução faz todo o sentido para o seu negócio? Se sim, chegou o momento de compreender se existe estrutura para implantar o discador. 

Isso porque muitas empresas desejam ter essa tecnologia, mas, depois de um tempo, desistem, justamente por não haver estratégias bem organizadas. 

Em seguida, você confere pontos que merecem atenção

Conte com o número certo de operadores 

Comentamos que, muitas vezes, empresas contratam o discador automático e não conseguem levar adiante por falta de estrutura. Sem uma equipe bem organizada o serviço não será feito de forma adequada e, consequentemente, você vai entender que não é possível manter a ferramenta e que ela não vai trazer os resultados esperados. 

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, certifique-se que, internamente, será possível trabalhar tranquilamente com o discador. 

Mantenha a base de contatos bem organizada 

Para atuar com um discador automático de chamadas, é crucial que a base de contatos esteja organizada.  

Lembre-se que a ferramenta vai fazer as ligações com as informações fornecidas, portanto, para ser eficiente, tudo deve estar adequado. Se esse quesito ainda não estiver bem estruturado, talvez valha a pena rever e depois contratar o serviço. 

Tenha objetivos e estratégias 

Além de ter uma equipe preparada e dados organizados, é importante haver objetivos e estratégias de cobrança. Estes dois últimos aspectos vão nortear a sua empresa e dão propósito à contratação do discador automático.

Discador automático
Antes de fazer a contratação do discador automático é importante saber quais os desafios que a empresa enfrenta.

Os objetivos são responsáveis por deixar claro o que você deseja alcançar com esse serviço, por exemplo, crescimento, melhora no departamento, diminuir o tempo de atendimento etc. 

As estratégias dizem respeito ao jeito que você vai cobrar. Existem etapas bem definidas? O time sabe o que deve ser feito? Os processos estão claros para todos?  

Já comentamos neste post que a tecnologia só faz sentido quando a empresa, previamente, tem planos sólidos para cada fase da cobrança

Discador integrado com o sistema de cobrança Cobmais 

Você já sabe que a automação de discadores faz a diferença para empresas com grandes carteiras de inadimplentes. E uma boa pedida é contar com um sistema de cobrança automatizado, que ofereça a integração com discadores e que conecte todas as informações em uma única plataforma.  

A integração entre Cobmais e discadores permite a atualização automática do status do contato após cada interaçãoe a geração de relatórios detalhados sobre o desempenho das cobranças.  

Conheça abaixo alguns de nossos parceiros:

  • 3C Plus: Inclui funcionalidades como Discagem Preview, Discagem Power, Exportação de Mailing, Qualificação de Chamada e Streaming de Gravações das Chamadas. 
  • Olos: Integra Chamadas Ativas e Receptivas, Discagem Preview, Discagem Power, Exportação de Mailing, Qualificação de Chamada, Registro de Chamadas Finalizadas, Transferência de Chamadas e Streaming de Gravações. 
  • Fastway: Oferece funcionalidades como Discagem Preview, Discagem Power, Exportação de Mailing e Qualificação de Chamada.  

Benefícios 

A automação é apenas um dos benefícios oferecidos quando existe a integração entre um sistema de cobrança e discador. Veja abaixo outras vantagens de contar com o Cobmais. 

Aumento da produtividade com automação 

Com a ajuda da automação, reduza o tempo que operadores gastam discando números manualmente e deixe a equipe focar apenas nas interações com os clientes. 

Registro de tentativas de ligação 

O Cobmais registra automaticamente as tentativas de ligação, incluindo as que não foram atendidas, como chamadas para números inválidos ou caixa postal. Isso ajuda a manter um histórico detalhado das interações com os clientes, facilitando o acompanhamento e a análise das tentativas de cobrança. 

Discador automático
O discador automático do Cobmais oferece funcionalidades para equipes serem mais objetivas.

Integração com Telecobrança 

A integração dos discadores com a plataforma de Telecobrança do Cobmais permite que os operadores acessem informações do cliente rapidamente durante as chamadas, melhorando a qualidade do atendimento e a eficiência do processo de cobrança. 

Gravação de chamadas 

Muitos discadores integrados ao Cobmais permitem a gravação das chamadas, o que é útil para treinamento de operadores e para resolver sobre o que foi discutido durante a ligação. 

Relatórios e análises 

Os discadores oferecem relatórios detalhados sobre as chamadas realizadas, permitindo que a gestão analise o desempenho da equipe e identifique áreas que precisam de melhorias. 

Flexibilidade nas campanhas 

Os operadores podem trabalhar com diferentes tipos de campanhas, como Power e Preview, adaptando-se às necessidades específicas da cobrança e aumentando a eficácia das estratégias utilizadas. 

Facilidade de transferência de chamadas 

Os discadores permitem a transferência de chamadas para outros operadores ou departamentos, facilitando a resolução de questões mais complexas que exigem a atenção de especialistas.  

Bônus: como ter sucesso com discadores 

Até aqui você aprendeu conceitos básicos e importantes sobre discadores e teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Cobmais e as vantagens de ter um sistema de cobrança integrado a discador.  

Agora, separamos um bônus importantíssimo: dicas para ter sucesso com os discadores. Confira! 

Configure adequadamente o discador antes de usar 

Um dos erros comuns que gestores cometem ao iniciar os trabalhos com discadores é não se atentarem ao momento de configurações iniciais. E claro, isso gera impactos negativos quando futuramente começar a rodar a operação.  

Ao usar o Cobmais, verifique sempre se as configurações do discador estão corretas, como o cadastro de operadores, equipes e campanha.  

Faça o gerenciamento de pausas 

Ao fazer as configurações, não se esqueça de estipular as pausas dos operadores! Lembre-se que há horário de almoço, entrada e saída, sem falar que pode ter dias que os funcionários precisem se ausentar para consultas ou outros compromissos.  

Considere esses aspectos, pois isso é necessário para manter a produtividade e organização.  

Use a qualificações de chamadas 

Para monitorar a eficácia das campanhas e ajustar estratégias conforme necessário, utilize no Cobmais a qualificação de chamadas e tenha o registro do resultado de cada ligação.  

Cuidado com a segurança de dados e legislações 

Garanta que todas as informações dos clientes sejam tratadas de acordo com as normas de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso inclui o uso seguro de gravações de chamadas e a proteção de informações sensíveis. 

Discador automático
O discador automático com CRM integrado é uma boa pedida para reforçar a segurança dos dados.

Ofereça treinamento contínuo para a equipe 

Ofereça treinamento regular para os operadores sobre o uso do discador e as melhores práticas de atendimento. Isso ajuda a manter a equipe atualizada e eficiente. 

Com o conteúdo deste artigo, você conheceu os principais pontos sobre o discador automático e já sabe como implementar essa ferramenta em sua operação de cobrança.  

Também conheceu o Cobmais, sistema de cobrança automatizado que atende diferentes segmentos de mercado, assim como credores, assessorias terceirizadas e escritórios jurídicos.  

Além da integração com discadores, você conta com parcerias com grandes ferramentas do mercado, que vão desde gateways de pagamentos, WhatsApp, ERPs e muito mais!  

Agora, chegou o momento de ver como tudo isso funciona na prática! Clique no banner abaixo para ser direcionado para nossa página de contato! 

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Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
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