Publicado em 24 de julho de 2023
Atualizado em 9 de abril de 2025
Encontrar um sistema de cobrança para assessorias terceirizadas que atenda às necessidades da empresa é uma tarefa que deve ser feita com atenção e muita pesquisa.
Afinal, estamos falando de um investimento necessário para a recuperação de dívidas e que será utilizado diariamente, a todo o momento, pelos seus operadores. Sem falar que é fundamental uma análise criteriosa de integrações e funcionalidades disponíveis.
Entre as opções do mercado está o sistema de cobrança Cobmais, um CRM desenvolvido para todas as etapas do recebimento de crédito e que se adequada às demandas de diferentes mercados e segmentos. Siga na leitura e conheça mais sobre essa alternativa!
Sobre o sistema de cobrança Cobmais
O Cobmais é um sistema de cobrança em nuvem, desenvolvido para atender empresas e assessorias que precisam gerenciar todas as etapas do recebimento de dívidas, desde a cobrança amigável até a jurídica.
O sistema funciona como um CRM, e isso significa que todas as informações, integrações e ferramentas ficam centralizadas em uma única plataforma, o que é ideal para empresas que querem organizar processos e manter um histórico completo de seus clientes.
Com o software, é possível ter acesso a integrações de discadores, SMS, e-mail, localização cadastral e negativação — ferramentas indispensáveis para o time de cobrança.
Assista, abaixo, o vídeo de apresentação do sistema Cobmais.
Funcionalidades do sistema de cobrança para assessorias
Que a cobrança não é uma tarefa fácil, você já sabe. Os desafios são inúmeros, os riscos de não receber existem e, quando se trata especificamente de assessoria, esse é um mercado que precisa entregar resultados para os credores que contrataram o serviço.
Entre os principais gargalos encontrados estão a dificuldade de localizar devedores, a resistência dos inadimplentes em honrar o compromisso, as restrições legais, a concorrência, a gestão de produtividade da equipe e a integração com os sistemas de credores para ter acesso a dados e manter o status da cobrança atualizado.
Diante desses obstáculos, o Cobmais oferece as ferramentas certas para solucionar cada um deles e muitos outros! Confira abaixo algumas funcionalidades que agregam valor ao dia a dia de assessorias.
Régua de cobrança automatizada
Vamos começar pelo básico? A régua de cobrança automatizada do Cobmais é ideal para empresas que querem tornar os processos da empresa mais fluidos e melhorar o relacionamento com os devedores.

Gestores podem aplicar todas as estratégias na régua e agendar uma sequência de tarefas para que elas ocorram automaticamente.
Confira as ações disponíveis na régua de cobrança:
- Envio de SMS
- Envio de e-mail
- Ação de higienização
- Ação de negativação
- Ação de fila de cobrança
- Reenvio de boletos
- Envio de boletos de acordo e originais
- Exportação RPA
- Quebra de acordo
- Ação de devolução
- Ação de suspensão

Cálculos e descontos
A funcionalidade de cálculos e descontos são aliadas da gestão de cobrança, especialmente nos momentos de negociações de dívidas.
Durante a operação, operadores podem simular e determinar o valor total de uma dívida, levando em consideração juros, multas e honorários.
Também é possível aplicar descontos nesses valores e, automaticamente, o sistema inclui os percentuais e atualiza o valor da dívida.
Os descontos podem ser:
- No valor final
- Por faixas de atraso
- Para pagamentos à vista ou parcelados
- Para descontos em taxas específicas
Importante saber que as estratégias de cálculos e descontos são definidas somente por gestores, enquanto os operadores, previamente autorizados, vão apenas aplicar.

Tarefas automáticas
As tarefas automáticas são um dos grandes diferenciais de um CRM de cobrança e elas são essenciais para operações mais produtivas e com menos erros. A funcionalidade consiste em agendar ações para acontecerem de forma automatizada.
Dessa forma, é possível facilitar a rotina, garantir que as estratégias estão acontecendo conforme o planejado e otimizar a gestão de contratos.
Alguns exemplos de tarefas automáticas no Cobmais são desde a importação de planilhas (dados dos devedores), até os disparos de mensagens como o envio de mensagens (SMS, e-mail e WhatsApp), a negativação de contratos, a devolução de parcelas as propostas de acordos e muito mais.

Fila de cobrança
Outra opção que vai deixar o dia a dia dos operados mais ágil é a função de fila de cobrança. Nela, gestores conseguem definir a ordem e as prioridades de acionamento dos contratos, garantir precisão nos contatos por telefone e, ainda, otimizar o tempo da equipe.
A fila de cobrança é bastante benéfica para uma assessoria, já que facilita a gestão de contratos a serem cobrados, a equipe trabalha mais focada e seguindo uma ordem, além de uma visão clara de cada contrato e histórico de acionamentos.
O supervisor é responsável por definir quais contratos vão ser acionados primeiro e, quando o operador iniciar o trabalho, a fila já estará organizada para o início do expediente.
Relatórios e análises de desempenho
Um bom sistema de cobrança para assessoria deve oferecer a opção de geração relatórios, e no Cobmais há opções para acompanhar o desempenho do trabalho feito assim como o levantamento de dados importantes para os credores que contratam o serviço do seu negócio.
Começando pelo relatório de Desempenho das Assessorias. Com ele, é possível medir o resultado de recuperação de dívidas, analisar os valores recebidos e a receber em um período específico.
Gestores também conseguem visualizar dados de pagamentos, previsões e devoluções dentro do mês selecionado.
O relatório de Remuneração mostra os valores de pagamentos efetuados, sejam eles de acordos ou de valores originais, e as quantias de remuneração geradas para assessorias.

Telecobrança
A telecobrança é uma tela única, que possibilita a realização de cobranças por meio de chamadas telefônicas e vários outros tipos de canais. A funcionalidade faz o registro e visualização do histórico dos contatos, assim como as ações de cobrança realizadas.
Com a telecobrança, você consegue realizar acordos, ter acesso à fila de cobrança, registrar todas as interações com clientes, realizar cálculos de juros e multas, enviar mensagens (por SMS, E-mai e WhatsApp), realizar agendamentos, higienizar o cliente, acionar o discador automático, entre vários outros recursos.
Gestão de acordos
A função de gerenciamento de acordos é mais uma das alternativas que agregam autonomia para operadores durante o atendimento. Nela, você deixa definido as regras para o caso de quebra de contrato, cria campanhas para envio de avisos de vencimento, emite a segunda via de boletos e, ainda, acompanha os parcelamentos.

Prestação de contas
A prestação de contas no Cobmais é um processo que permite que as assessorias e credores acompanhem e verifiquem os pagamentos realizados pelos devedores, garantindo transparência e controle sobre as transações financeiras.
Cada pagamento realizado pelo devedor é registrado no Cobmais, e inclui informações como data do pagamento, valor pago, valores amortizados dos atributos, valor da taxa de parcelamento e totais de repasse e receita.
A funcionalidade é essencial para garantir transparência para todas as partes envolvidas e acesso a informações claras sobre pagamentos e amortizações.
Ainda, a prestação de contas permite que assessorias monitorem a receita e valores a serem repassados aos credores, o que facilita a gestão.
O que você deve saber antes de contratar o Cobmais?
A contratação de sistemas de cobranças para call center sempre gera muitas expectativas, afinal, o objetivo é recuperar crédito e solucionar gargalos da rotina. Entretanto, é fundamental considerar alguns aspectos antes de fechar o seu contrato.
O primeiro é saber que um sistema CRM para call center, por si só, não é capaz de fazer todo o serviço. Por mais que as funções sejam automatizadas e as funcionalidades bastante úteis, é essencial que a empresa esteja preparada para trabalhar com essa ferramenta.
Isso significa que, antes de assinar uma contratação, é crucial que o setor de operações esteja bem organizado, seja treinado para saber fazer uso do software e tenha em mãos os dados dos devedores bem estruturados, atualizados e prontos para o uso.
Internamente, a sua empresa deve ter em mente qual o propósito do CRM para o dia a dia, pois só assim haverá sentido na compra desse serviço. O contrato apenas pela implementação de tecnologia não faz sentido se os objetivos não estiverem claros.
Ter colaboradores suficientes, políticas estruturadas e estratégias bem definidas também deve ser um requisito para quem quer tirar o máximo proveito.
A nossa dica é, antes de contratar, fazer uma análise e uma triagem interna, para mapear todos esses pontos citados. Dessa forma, você chegará pronto para explicar quais são as suas dificuldades, o que necessita, quais as metas, etc.
Lembre-se: a contratação de qualquer tecnologia é muito semelhante a conduzir um carro. Um ótimo veículo não tem grande valia se o condutor ainda não está pronto para dirigir — e o mesmo se aplica a softwares.
Caso de uso: como o Cobmais ajudou a assessoria Grupo BSG
O Grupo BSG é uma assessoria especializada em cobrança extrajudicial de créditos e, desde 2015, a empresa optou por deixar de lado o trabalho em planilha para investir em uma operação automatizada.
A assessoria buscava por um sistema que conseguisse acompanhar o crescimento da empresa, ao mesmo tempo que oferecesse funcionalidades que substituísse os processos manuais e o uso de planilhas.
O plano saiu do papel, e com o Cobmais, o BSG conseguiu pôr um fim em métodos tradicionais de trabalho, economizou com servidores locais, otimizou o tempo da equipe e conseguiu investir em pagamentos automatizados com o apoio do Pix Cobrança.
Clique no banner abaixo e leia na íntegra a história do Grupo BSG e de outras assessorias que investiram no Cobmais.

Neste artigo você conheceu o sistema de cobrança para assessorias Cobmais, pode analisar algumas das principais funcionalidades e ainda ficou por dentro da história real do Grupo BSG, que confiou no Cobmais para agilizar a operação e ser um parceiro de sucesso.
Agora, te convidamos para você ver na prática como o nosso sistema pode auxiliar a sua operação. Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita com os nossos especialistas!
