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Publicado em 24 de julho de 2023
Atualizado em 9 de abril de 2025

Encontrar um sistema de cobrança para assessorias terceirizadas que atenda às necessidades da empresa é uma tarefa que deve ser feita com atenção e muita pesquisa.

Afinal, estamos falando de um investimento necessário para a recuperação de dívidas e que será utilizado diariamente, a todo o momento, pelos seus operadores. Sem falar que é fundamental uma análise criteriosa de integrações e funcionalidades disponíveis. 

Entre as opções do mercado está o sistema de cobrança Cobmais, um CRM desenvolvido para todas as etapas do recebimento de crédito e que se adequada às demandas de diferentes mercados e segmentos. Siga na leitura e conheça mais sobre essa alternativa! 

Sobre o sistema de cobrança Cobmais 

O Cobmais é um sistema de cobrança em nuvem, desenvolvido para atender empresas e assessorias que precisam gerenciar todas as etapas do recebimento de dívidas, desde a cobrança amigável até a jurídica.  

O sistema funciona como um CRM, e isso significa que todas as informações, integrações e ferramentas ficam centralizadas em uma única plataforma, o que é ideal para empresas que querem organizar processos e manter um histórico completo de seus clientes.  

Com o software, é possível ter acesso a integrações de discadores, SMS, e-mail, localização cadastral e negativação — ferramentas indispensáveis para o time de cobrança. 

Assista, abaixo, o vídeo de apresentação do sistema Cobmais. 

Funcionalidades do sistema de cobrança para assessorias 

Que a cobrança não é uma tarefa fácil, você já sabe. Os desafios são inúmeros, os riscos de não receber existem e, quando se trata especificamente de assessoria, esse é um mercado que precisa entregar resultados para os credores que contrataram o serviço.  

Entre os principais gargalos encontrados estão a dificuldade de localizar devedores, a resistência dos inadimplentes em honrar o compromisso, as restrições legais, a concorrência, a gestão de produtividade da equipe e a integração com os sistemas de credores para ter acesso a dados e manter o status da cobrança atualizado.  

Diante desses obstáculos, o Cobmais oferece as ferramentas certas para solucionar cada um deles e muitos outros! Confira abaixo algumas funcionalidades que agregam valor ao dia a dia de assessorias. 

Régua de cobrança automatizada 

Vamos começar pelo básico? A régua de cobrança automatizada do Cobmais é ideal para empresas que querem tornar os processos da empresa mais fluidos e melhorar o relacionamento com os devedores.  

Gestores podem aplicar todas as estratégias na régua e agendar uma sequência de tarefas para que elas ocorram automaticamente.  

Confira as ações disponíveis na régua de cobrança: 

  • Envio de SMS 
  • Envio de e-mail 
  • Ação de higienização 
  • Ação de negativação 
  • Ação de fila de cobrança 
  • Reenvio de boletos 
  • Envio de boletos de acordo e originais 
  • Exportação RPA 
  • Quebra de acordo 
  • Ação de devolução 
  • Ação de suspensão
Régua de cobrança do Cobmais
No Cobmais, a automatização de cobrança pode ser feita na ferramenta de régua de cobrança.

Cálculos e descontos 

A funcionalidade de cálculos e descontos são aliadas da gestão de cobrança, especialmente nos momentos de negociações de dívidas.  

Durante a operação, operadores podem simular e determinar o valor total de uma dívida, levando em consideração juros, multas e honorários.  

Também é possível aplicar descontos nesses valores e, automaticamente, o sistema inclui os percentuais e atualiza o valor da dívida.  

Os descontos podem ser: 

  • No valor final 
  • Por faixas de atraso 
  • Para pagamentos à vista ou parcelados 
  • Para descontos em taxas específicas 

Importante saber que as estratégias de cálculos e descontos são definidas somente por gestores, enquanto os operadores, previamente autorizados, vão apenas aplicar.

Tela de cálculos do Cobmais
O Cobmais facilita a gestão de inadimplência por meio de funcionalidades como a configuração de cálculo.

Tarefas automáticas 

As tarefas automáticas são um dos grandes diferenciais de um CRM de cobrança e elas são essenciais para operações mais produtivas e com menos erros. A funcionalidade consiste em agendar ações para acontecerem de forma automatizada.  

Dessa forma, é possível facilitar a rotina, garantir que as estratégias estão acontecendo conforme o planejado e otimizar a gestão de contratos.  

Alguns exemplos de tarefas automáticas no Cobmais são desde a importação de planilhas (dados dos devedores), até os disparos de mensagens como o envio de mensagens (SMS, e-mail e WhatsApp), a negativação de contratos, a devolução de parcelas as propostas de acordos e muito mais.  

Fila de cobrança 

Outra opção que vai deixar o dia a dia dos operados mais ágil é a função de fila de cobrança. Nela, gestores conseguem definir a ordem e as prioridades de acionamento dos contratos, garantir precisão nos contatos por telefone e, ainda, otimizar o tempo da equipe. 

A fila de cobrança é bastante benéfica para uma assessoria, já que facilita a gestão de contratos a serem cobrados, a equipe trabalha mais focada e seguindo uma ordem, além de uma visão clara de cada contrato e histórico de acionamentos.  

O supervisor é responsável por definir quais contratos vão ser acionados primeiro e, quando o operador iniciar o trabalho, a fila já estará organizada para o início do expediente. 

Relatórios e análises de desempenho 

Um bom sistema de cobrança para assessoria deve oferecer a opção de geração relatórios, e no Cobmais há opções para acompanhar o desempenho do trabalho feito assim como o levantamento de dados importantes para os credores que contratam o serviço do seu negócio.  

Começando pelo relatório de Desempenho das Assessorias. Com ele, é possível medir o resultado de recuperação de dívidas, analisar os valores recebidos e a receber em um período específico.  

Gestores também conseguem visualizar dados de pagamentos, previsões e devoluções dentro do mês selecionado.  

O relatório de Remuneração mostra os valores de pagamentos efetuados, sejam eles de acordos ou de valores originais, e as quantias de remuneração geradas para assessorias.  

Relatório de monitoria de qualidade call center
Exemplo de um dos relatórios gerados no Cobmais. 

Telecobrança 

A telecobrança é uma tela única, que possibilita a realização de cobranças por meio de chamadas telefônicas e vários outros tipos de canais. A funcionalidade faz o registro e visualização do histórico dos contatos, assim como as ações de cobrança realizadas.  

Com a telecobrança, você consegue realizar acordos, ter acesso à fila de cobrança, registrar todas as interações com clientes, realizar cálculos de juros e multas, enviar mensagens (por SMS, E-mai e WhatsApp), realizar agendamentos, higienizar o cliente, acionar o discador automático, entre vários outros recursos. 

Gestão de acordos 

A função de gerenciamento de acordos é mais uma das alternativas que agregam autonomia para operadores durante o atendimento. Nela, você deixa definido as regras para o caso de quebra de contrato, cria campanhas para envio de avisos de vencimento, emite a segunda via de boletos e, ainda, acompanha os parcelamentos. 

Sistema para call center
O software de cobrança para assessoria deve conter funcionalidades que melhorem a gestão de acordos.

Prestação de contas 

A prestação de contas no Cobmais é um processo que permite que as assessorias e credores acompanhem e verifiquem os pagamentos realizados pelos devedores, garantindo transparência e controle sobre as transações financeiras. 

Cada pagamento realizado pelo devedor é registrado no Cobmais, e inclui informações como data do pagamento, valor pago, valores amortizados dos atributos, valor da taxa de parcelamento e totais de repasse e receita.  

A funcionalidade é essencial para garantir transparência para todas as partes envolvidas e acesso a informações claras sobre pagamentos e amortizações.  

Ainda, a prestação de contas permite que assessorias monitorem a receita e valores a serem repassados aos credores, o que facilita a gestão.  

O que você deve saber antes de contratar o Cobmais? 

A contratação de sistemas de cobranças para call center sempre gera muitas expectativas, afinal, o objetivo é recuperar crédito e solucionar gargalos da rotina. Entretanto, é fundamental considerar alguns aspectos antes de fechar o seu contrato. 

O primeiro é saber que um sistema CRM para call center, por si só, não é capaz de fazer todo o serviço. Por mais que as funções sejam automatizadas e as funcionalidades bastante úteis, é essencial que a empresa esteja preparada para trabalhar com essa ferramenta. 

Isso significa que, antes de assinar uma contratação, é crucial que o setor de operações esteja bem organizado, seja treinado para saber fazer uso do software e tenha em mãos os dados dos devedores bem estruturados, atualizados e prontos para o uso. 

Internamente, a sua empresa deve ter em mente qual o propósito do CRM para o dia a dia, pois só assim haverá sentido na compra desse serviço. O contrato apenas pela implementação de tecnologia não faz sentido se os objetivos não estiverem claros. 

Ter colaboradores suficientes, políticas estruturadas e estratégias bem definidas também deve ser um requisito para quem quer tirar o máximo proveito. 

A nossa dica é, antes de contratar, fazer uma análise e uma triagem interna, para mapear todos esses pontos citados. Dessa forma, você chegará pronto para explicar quais são as suas dificuldades, o que necessita, quais as metas, etc. 

Lembre-se: a contratação de qualquer tecnologia é muito semelhante a conduzir um carro. Um ótimo veículo não tem grande valia se o condutor ainda não está pronto para dirigir — e o mesmo se aplica a softwares. 

Caso de uso: como o Cobmais ajudou a assessoria Grupo BSG 

O Grupo BSG é uma assessoria especializada em cobrança extrajudicial de créditos e, desde 2015, a empresa optou por deixar de lado o trabalho em planilha para investir em uma operação automatizada. 

A assessoria buscava por um sistema que conseguisse acompanhar o crescimento da empresa, ao mesmo tempo que oferecesse funcionalidades que substituísse os processos manuais e o uso de planilhas.  

O plano saiu do papel, e com o Cobmais, o BSG conseguiu pôr um fim em métodos tradicionais de trabalho, economizou com servidores locais, otimizou o tempo da equipe e conseguiu investir em pagamentos automatizados com o apoio do Pix Cobrança

Clique no banner abaixo e leia na íntegra a história do Grupo BSG e de outras assessorias que investiram no Cobmais.  

Neste artigo você conheceu o sistema de cobrança para assessorias Cobmais, pode analisar algumas das principais funcionalidades e ainda ficou por dentro da história real do Grupo BSG, que confiou no Cobmais para agilizar a operação e ser um parceiro de sucesso.  

Agora, te convidamos para você ver na prática como o nosso sistema pode auxiliar a sua operação. Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita com os nossos especialistas! 

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Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
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