O controle de inadimplência em grandes carteiras é um desafio para a sua equipe de cobrança? Se sim, você não está sozinho! Gerenciar todos os devedores, estratégias e equipe envolvida pode ser complexo e é uma dificuldade compartilhada por muitos profissionais da área.
Para te ajudar, preparamos este artigo em que você encontrara os principais obstáculos da gestão de inadimplentes, principais erros, como fazer o controle e ferramentas ideais. Boa leitura!
Quais são os principais desafios do controle de inadimplência em grandes carteiras?
Profissionais de cobrança que têm a missão de recuperar crédito de grandes carteiras precisam lidar com uma série de desafios, que podem ser tecnológicos, de estratégia ou de recursos humanos.
Abaixo, citamos os principais. Confira:
- Alto volume de devedores para serem acionados, o que dificulta a abordagem individualizada.
- Diversidade de perfis e todos com especificidades.
- Dificuldade de acompanhar prazos e status de negociações.
- Com a falta de controle vem a dificuldade para bater metas e, consequentemente, mais pressão no ambiente de trabalho.
- Falta de priorização na cobrança em relação a quem cobrar primeiro.
Tudo isso se agrava em um cenário em que o recebimento de dívidas ainda é feito em softwares obsoletos ou exclusivamente em planilhas. É praticamente impossível ter o controle de muitos devedores em formatos que não oferecem estrutura, funcionalidades e o suporte necessário para a tarefa.
Quais os erros comuns na gestão de grandes carteiras de inadimplentes?
Quando um profissional não tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para lidar com os principais desafios do gerenciamento da carteira, é comum que cometa alguns erros. Abaixo, confira quais são eles.
Confiar excessivamente em planilhas
Se você ainda trabalha exclusivamente com planilhas, provavelmente se identifica com esta situação: a confiança excessiva nesse formato como ferramenta de gestão.
Planilhas podem ser complexas, dependem de fórmulas, de diagramação e a necessidade de pessoas atualizando constantemente, tudo de forma manual.
Não há dúvidas de que diante esses processos erros podem acontecer, e o excesso de confiança em planilhas é capaz de prejudicar todo o processo.
Não investir em tecnologia
A tecnologia é uma aliada do controle de grandes carteiras. Seja por oferecer as funcionalidades necessárias, os recursos e a estrutura certa, investir em sistema é a chave para uma boa gestão.
A ausência de tecnologia pode gerar queda na produtividade, dificuldade para gerenciar tudo e até mesmo perder dados de devedores.

Deixar de acompanhar indicadores
Indicadores são os números que mostram o desempenho de ações direcionadas para atingir um objetivo.
Na cobrança, ter esses dados em mãos é importantíssimo para saber se as estratégias propostas fazem a diferença na gestão da carteira, se a equipe está conseguindo fazer o recebimento de dívidas de boa parte dos inadimplentes.
Como fazer o controle da inadimplência?
Com as estratégias e ferramentas certas é possível fazer o controle da inadimplência, mesmo em carteiras de grande volume. Para te ajudar a definir os melhores caminhos, fizemos uma lista de pontos que podem ser considerados em sua operação de cobrança.
Revise suas políticas de cobrança e crédito
As políticas de cobrança e crédito são a base de qualquer estratégia. Esses documentos são fundamentais e impactam diretamente no trabalho da recuperação de crédito e no crescimento da inadimplência.
- A política de crédito é o “escudo” para prevenção da inadimplência, com estratégias que avaliam riscos e concedem o crédito ideal para cada perfil de consumidor.
- A política de cobrança é o documento que orienta todas as ações de cobrança, ou seja, ela é diretamente aplicada à carteira.
Se a sua carteira de inadimplentes é grande, isso pode ser reflexo de uma política de crédito flexível demais ou de políticas de cobrança que não são eficientes. Fazer a revisão de ambos os documentos são necessário para a redução de devedores.
Não espere muito para iniciar a cobrança
De ações preventivas até as que buscam a recuperação do crédito, uma coisa é certo: a cobrança não deve demorar para começar.
Em carteiras com alto volume, a agilidade é uma aliada importante para uma operação de sucesso. Afinal, é uma forma de prevenir o acúmulo de trabalho e a desorganização.
Estabeleça fluxos de cobrança claros e eficientes. Quanto antes as ações forem implementadas, maiores serão as chances de evitar que uma pequena dívida se transforme em um grande problema para sua carteira.
Mantenha os dados de devedores atualizados
A falta de higienização de dados e o registro incorreto deles pode gerar grandes problemas para a sua gestão. Imagine uma carteira com mais de mil inadimplentes e diversos estão com telefones, nomes e outros erros? É impossível!

A dica é que toda a equipe, começando pelo pessoal que tem o primeiro contato com o cliente e faz o cadastro dele, tenha cuidado com a coleta dos dados, para garantir a qualidade deles e, em caso de cobrança, facilitará os processos.
Faça segmentação da carteira
A segmentação de devedores é mais uma das estratégias básicas que toda operação deve ter. Isso porque ela permite que pessoas com comportamentos e características semelhantes (relacionadas à cobrança) sejam agrupadas.
Com a segmentação, você:
- Personaliza a abordagem;
- trabalha com estratégias mais eficientes;
- ajustar os canais de comunicação que fazem sentido;
- organização de devedores;
- possibilidade de trabalho em massa.
E que tipo de informações você pode usar para criar segmentações? Separamos algumas ideias:
- Tempo de dívida (ex.: clientes com mais de 90 dias de inadimplência)
- Valor (ex.: clientes com dívidas de mil reais)
Esteja atento à gestão de equipe
Não adianta focar somente nas estratégias em si e não dar atenção à gestão de equipe. Com o grande volume de trabalho, é importante contar com um número adequado de pessoas, de forma que ninguém fique sobrecarregado e todos possam fazer um atendimento de qualidade.
Portanto, tenha cuidado em distribuir os contratos de forma justa e equilibrada entre os seus funcionários, busque acompanhar de perto a performance do time e ofereça treinamentos que possam ajudar os operadores a evoluírem dentro dos desafios atuais.
Conte com sistema automatizado
Como comentamos no início deste artigo, o uso de sistemas ultrapassados ou a cobrança manual são os maiores inimigos do controle de inadimplência em grandes carteiras.
Quando a sua equipe ainda trabalha dessa forma, ela vai:
- perder horas em processos complexos e muitas vezes desnecessários;
- ter dificuldades em gerar histórico do cliente;
- sofrer com perda de dados e outras informações importantes;
- vivenciar desorganização;
- falta de estrutura para gerenciar os atuais e futuros inadimplentes.
É diante dessas dificuldades que entra o sistema de cobrança automatizado. Com as funcionalidades e a estrutura certa, ele é essencial para gerenciar todos os inadimplentes e acompanhar a escalabilidade do seu negócio.
O sistema é a peça-chave para que todas as estratégias já citadas sejam possíveis de acontecer. E o que isso significa?
Mesmo que o gestor aplique as dicas anteriores, sem um software de cobrança, dificilmente será possível ter sucesso.

Conheça o Cobmais e as melhores funções para gerir carteiras
O Cobmais é o sistema de cobrança ideal para gerenciar grandes carteiras de inadimplentes.
Com mais de 80 integrações, mais de 150 filtros e funcionalidades que atendem credores, assessorias de cobrança e escritórios jurídicos, o Cobmais acompanha operações de cobrança da fase preventiva à judicial.
Confira a seguir algumas funcionalidades do Cobmais que são uma virada de chave para grandes carteiras.
Ações em massa
No Cobmais, você pode contar com as ações em massa, que nada mais é do que ações que reúnem diversos inadimplentes e acontecem de uma única vez. Por exemplo, o disparo de SMS, e-mail ou WhatsApp.
Este tipo de funcionalidade proporciona que toda a carteira receba a cobrança em questão de minutos, com poucos cliques. O mesmo acontece com a negativação, que pode ser feita em massa no Cobmais.
Não há desculpas para devedores não receberem comunicação ou ficarem sem ações de cobrança após a inadimplência!
Agendamento de tarefas
Tarefas agendadas são funcionalidades que permitem a automatização de processos rotineiros, o que previne erros e garante que o trabalho vai ser realmente feito — especialmente em um cenário de uma grande carteira de inadimplentes.
Algumas das tarefas que podem ser agendadas no Cobmais são:
- Envio de boletos
- Envio de e-mail, SMS ou WhatsApp
- Distribuição de contratos pelo time
- Negativação e retirada
No Cobmais há um menu próprio para isso, e é possível agendar a frequência (diário, semanal, mensal, etc.), o horário que a ação deve acontecer e uma descrição para identificar a tarefa.
Geração de relatórios
Os relatórios gerados pelo Cobmais são grandes aliados de gestores. Em alguns minutos, é possível ter uma série de dados sobre toda a carteira de inadimplentes. Veja abaixo alguns exemplos para acompanhar:
- Relatório de desempenho das assessorias
- Relatório de processos
- Relatório de acordos
- Relatório de acompanhamento da operação
- Relatório de remuneração
- Relatório de contratos finalizados
- Relatório de acordos abertos
- Relatório de acionamento por operadores
Integrações
O Cobmais tem mais de 80 integrações disponíveis com grandes ferramentas do mercado, como discadores, birôs de créditos, boletos, ERPs entre outros.
Com o auxílio de integrações, o trabalho fica muito mais centralizado em uma única ferramenta, sem a necessidade de múltiplos softwares para aplicar tarefas em uma grande carteira.
Marcadores
Os marcadores são ferramentas disponíveis no Cobmais para categorizar e organizar contratos e processos de cobrança. A funcionalidade é uma mão na roda para estratégias de cobrança.
Assista o vídeo abaixo de nosso canal do YouTube e saiba mais sobre marcadores na prática.
Ao longo deste artigo você viu que a combinação entre organização, estratégia e boas ferramentas fazem a diferença no controle de inadimplência de grandes carteiras. Dessa forma, é necessário juntar uma boa gestão a um sistema de cobrança automatizado para ter sucesso.
A dica final é conhecer o Cobmais e entender como, além das funcionalidades já citadas, ele pode ajudar e fazer a sua operação escalar. Clique no banner abaixo para saber mais e solicitar uma demonstração gratuita!
